O cotidiano Escolar

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2014
O COTIDIANO ESCOLAR

Educar com qualidade e para a vida é o grande desafio da sociedade do século XXI. Em uma sociedade estratificada, a educação surge como um divisor de águas, na busca pela redução das desigualdades sociais e culturais existentes.
A excelência educacional é conquistada por meio de um processo que contempla: um ensino cognitivo de qualidade, com professores bem remunerados,bem qualificados, espaço físico apropriado, o apoio dos familiares dos educandos ao processo de ensino-aprendizagem, o envolvimento dos alunos nas atividades curriculares e extra-curriculares, dentre outros aspectos.
De acordo com, Fernando Haddad, ministro da educação o Brasil pretende alcançaruma educação de qualidade com o seguinte propósito:
"Melhorar a qualidade do ensino público é hojereconhecida prioridade da nação. Para traduzir esse consenso em ação, colaboramos em duas iniciativas. A primeira é a construção de uma rede de escolas médias federais, com dimensão técnica e profissional. A segunda é proposta para reconciliar a gestão das escolas pelos Estados e municípios com padrões nacionais de investimento e qualidade." [1]
Um das grandes metas dos educadores engajados noprocesso educacional e da sociedade organizada é melhorar a qualidade de ensino ofertado na rede pública seja ela: municipal, estadual ou federal.
Desenvolver uma educação de qualidade significa além de preparar os alunos nos conhecimentos científicos sistematizados, prepará-los para a vida para que atuem como cidadãos críticos que sejam capazes de interferir na realidade circundande em que vivem. Deacordo com José Manuel Moran a excelência na educação deve contemplar: "Uma educação de qualidade tem como foco, além do ensinar, ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade."[2]
Essa busca pela qualidade educacional é um processo que não está só nas unidades escolares, ele envolve a comunidade do bairro onde a Escola está situada, acomunidade onde o educando reside, o seu núcleo familiar, os profissionais que atuam diretamente com os educandos (professores, técnicos e apoio administrativo e pedagógico) os profissionais das Secretárias de Educação estadual e municipal, os órgãos federais educacionais, bem como as entidades sem fins lucrativos.
Um país com uma educação de qualidade que tem como foco a autonomia dos seresenvolvidos no processo é um país propício a ter um grande desenvolvimento nos seus diferentes setores tais como: político, econômico, científico, cultural, etc.
A sociedade moderna é complexa e, no campo do conhecimento, vivenciamos um processo dinâmico e sem volta. Nesse contexto, o processo de aprendizagem tornou-se igualmente complexo, intenso, vasto, além de contínuo. Para atender a uma sociedadedinâmica é necessário instituições de ensino que vivenciem no seu cotidiano práticas inovadoras e que formem os seus alunos para o pleno exercício da cidadania.
As transformações que vêem permeando a sociedade nas últimas décadas geram a necessidade de adaptação aos novos desafios impostos principalmente pelos avanços tecnológicos. A rapidez destas mudanças provoca aflição naqueles que estãoenvolvidos no processo educacional, pois não há formas mirabolantes, pelo menos a curto prazo, de acompanhar os processos de evolução social que muitas vezes atropelam as propostas de ensino. Para solucionar este impasse Cássio Rodrigues e Ana Cláudia de Souza no artigo: Por um Ensino Efetivo e Estratégico da Linguagem sugerem que uma solução intermediária para esta situação seria: "(...) promover, naesfera educacional, o desenvolvimento de estratégias especificas para lidar com as demandas da vida moderna."[3]
Para ocorrer uma efetiva melhora na qualidade da educação brasileira é necessário o envolvimento de todos os segmentos envolvidos no processo educacional. Desta forma os pais, a comunidade organizada, os professores, os funcionários administrativos, os gestores educacionais, os alunos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cotidiano escolar
  • Cotidiano Escolar
  • Geografia escolar e cotidiano
  • Ad1 cultura e cotidiano escolar
  • Diversidade no cotidiano escolar
  • JOGOS E DINAMICAS NO COTIDIANO ESCOLAR
  • VIOLENCIA NO COTIDIANO ESCOLAR
  • Avaliação no cotidiano escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!