Escola de Chicago

Páginas: 27 (6697 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
A Sociologia Urbana e a Escola de Chicago Robert Ezra Park
Olá pessoal, na aula de hoje nós vamos estudar “
Esse sociólogo vai concentrar a sua produção entre os anos de 1910 e 1920, em Chicago, nos Estados Unidos. Ele é um dos principais fundadores daqui que veio a ser chamado depois de Escola de Chicago. Esse autor vai dedicar a sua atenção para o estudo da sociologia e no campo dasociologia ele vai criar elementos, criar uma teoria que vai estudar a sociologia urbana, essa criação se origina em função da maneira como Park via o funcionamento da sociologia, ou seja, eles utilizavam a cidade como a espécie de laboratório para realizar as suas pesquisas e a partir dai essas pesquisas foram lançando as bases para a construção daquilo que se chamou, mais tarde, de sociologia urbana.Vamos saber um pouco mais sobre Park – Robert Ezra Park (1864 – 1944) foi um sociólogo norte-americano e um dos fundadores da Escola de Chicago. Park influenciou no desenvolvimento da teoria da assimilação que era pertinente aos imigrantes dos Estados Unidos. Durante a estadia de Park na Universidade de Chicago, seu departamento de sociologia começou a usar a cidade como uma espécie de laboratóriode pesquisa, ato que muito contribuiu para a sociologia urbana.
Além do que já aviamos colocado, é importante destacar a menção a imigração, ou seja, os Estados Unidos nesse período da sua história recebia uma imigração muito intensa e os trabalhos de Park se desenvolveram no estudo do espaço urbano influenciados, principalmente, por essa grande leva de imigrantes que chegava aos Estados Unidosno início do século XX, principalmente.
UMA PEQUENA SÍNTESE DA OBRA DE ROBERT PARK:
Esse autor tem uma extensa obra. Por ser marcado por um perfil clássico no campo dos estudos sociológicos ele vai se interessar por diferentes temas, no entanto, aquilo que mais nos interessa é o seu trabalho relativo à sociologia urbana.
Nesse campo, o autor vai desenvolver uma série de estudos, e como jápodemos observar, está focado na realidade cotidiana das cidades norte-americanas, principalmente no que diz respeito aos problemas que surgiram com a chegada de milhões de imigrantes ao solo americano. O seu foco de atenção, portanto, e a sua obra reflete isso, vai se dar sobre essa imigração, além disso ele vai discutir outras coisas e no conjunto dessa produção ele se constitui como uma espécie deprotagonista na formação da sociologia urbana, com esse perfil clássico, como dissemos, mais um dos principais nomes, que vai lançar as bases da sociologia urbana e posteriormente, daquilo que ficou conhecido como a Escola de Chicago.
Vamos ilustrar um pouco daquela realidade assistindo a cena de um filme: “Os Intocáveis”; Dir. Brian de Palma; Dist. Paramount.
A cidade de Chicago sofreu umcrescimento vertiginoso de meados até o final do século XIX, que permaneceu ainda, por algumas décadas, ao longo do século XX, ou seja, uma pequena cidade que vai se transformando numa metrópole com prédios, ruas movimentadas, arranha-céus e uma intensa vida urbana, é esse o objeto de estudo de Robert Ezra Park.
Esse autor vai construir uma teoria de analise do espaço urbano. Ele monta essa teoria apartir de alguns aspectos da cidade. Esses aspectos estão situados no campo físico e no cultural, chamemos assim, por exemplo, a forma como a cidade está organizada ou a planta da cidade, se ela é uma cidade que tem uma planejamento, que tem uma certa racionalidade ou se ela é uma cidade caótica, menos organizada. Além desse aspecto da planta da cidade ele vai discutir, por exemplo e ligado aesse também, a malha viária, o sistema de transporte, porque em função do funcionamento desse sistema de transporte você tem reflexos sobre os aspectos que não poderíamos chamar de físico, estamos chamando aqui de culturais. Os efeitos dessa rede física da construção da cidade, distribuição das suas ruas, do sistema de transporte, por exemplo, vai faze com que a cidade se constitua com uma cidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola de Chicago
  • Escola de chicago
  • Escola de chicago
  • Escola de Chicago
  • Escola de CHICAGO
  • Escola de chicago
  • a escola de chicago
  • Escola de Chicago

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!