Escola de Chicago

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Resumo
CONFERÊNCIA A ESCOLA DE CHICAGO
Howard Becker

GOULON, Alain. A Escola de Chicago. Campinas, SP: Papirus, 1995. 135p. As tradições de pensamento sobre as cidades.
O texto relata umaconferência feita por Howard Becker, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (Museu Nacional, UFRJ), sobre a história da Escola de Chicago de sociologia. Becker levanta um breve histórico efala que a uma das histórias da sociologia é a dos locais onde o trabalho sociológico foi realizado, porque nenhuma ideia existe por si mesma, em um vácuo, elas só existem porque são levadas adiantepor pessoas que trabalham em organizações que perpetuam essas ideias e as mantêm vivas.
Ele começa pela história das organizações. A Universidade de Chicago foi fundada em 1895, a Universidadecomeçou com um pequeno número de professores. Um deles, Albion Small sendo ele o primeiro professor de sociologia e chefe do primeiro Departamento de Sociologia dos Estados Unidos, Small reuniu ao seu redorum grupo de pessoas e elas começaram não só a ensinar sociologia como a editar a American Journal of Sociology e a fazer pesquisa – quase sempre na cidade de Chicago. Ao produzir a revista, elestornaram acessível ao público americano uma boa parte da literatura sociológica. William I. Thomas, Small e outros deram início a um programa de pesquisas. Estudaram as comunidades de imigrantes e apobreza, o Departamento cresceu sob a direção de Thomas e tornou-se muito importante, tendo gerado diversos departamentos.
Alunos de Chicago foram para outras universidades americanas, onde instalaramdepartamentos de sociologia. Thomas convidou o jornalista Robert E. Park a se juntar a ele no Departamento e juntos foram, os membros mais influentes. Park escreveu um ensaio sobre a cidade, encarando-acomo um laboratório para a investigação da vida social. Ele diz que: “hoje, o mundo inteiro ou vive na cidade ou está a caminho da cidade; então, se estudarmos as cidades, poderemos compreender o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola de Chicago
  • Escola de chicago
  • Escola de chicago
  • Escola de Chicago
  • Escola de CHICAGO
  • Escola de chicago
  • a escola de chicago
  • Escola de Chicago

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!