cota

Páginas: 4 (784 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2015
Cota é:
É a denominação dada a toda e qualquer medida expressa em plantas arquitetônicas. É a linha onde marcam os pontos que limitam um ambiente ou uma parede, especificando nesta o seu valor,normalmente expresso em metros.
O projeto que apresenta todas as cotas necessárias à sua execução é chamado de um projeto cotado.http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2013/02/o-que-e-cota/
Cotas
As cotas indicadas nos desenhos determinam a distância entre dois pontos, que pode ser a distância entre duas paredes, a largura de um vão de porta ou janela, a altura de um degrau deescada, o pé direito de um pavimento, etc.. A ausência das dimensões provocará dúvida para quem executa, e na dificuldade de saná-las, normalmente o responsável pela obra, extraem do desenho, asinformações, medindo com o metro, à distância desejada.
É a forma pela qual passamos nos desenhos, as informações referentes às dimensões de projeto. São normalmente dadas em centímetros. Isso porque nas obras,os operários trabalham com o "metro" (trena dobrável com 2 metros de comprimento ou trena), que apresenta as dimensões em centímetros. Assim, para quem executa a obra, usuário do "metro", avisualização e aplicação das dimensões se tornam mais clara e direta. Isso não impede que seja utilizada outra unidade, desde que mantida em todo o desenho a mesma unidade.
As cotas, sempre que possível devemestar margeando os desenhos, ou seja, fora do limite das linhas principais de uma planta, corte, ou qualquer outro desenho. Isso não impede que algumas cotas sejam dadas no interior do desenho.Normalmente nas plantas baixas colocam-se as cotas horizontais (comprimento e largura) e nos cortes as verticais (alturas). As fachadas não devem apresentar linhas de cotas e os cortes não devem apresentarcotas horizontais, salvo em casos específicos em que determinado elemento do projeto necessite ser cotado nesses desenhos.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAiaQAI/desenho-tecnico-arquitetura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cotas
  • cotas
  • COtAS
  • Cotas
  • cotas
  • Cotas
  • cotas
  • cotas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!