corpus juris civilis

Páginas: 3 (668 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
DO QUE TRATA
O Corpus Juris Civilis (Corpo de Lei Civil) é uma obra fundamental da jurisprudência, publicada por ordem do imperador bizantino Justiniano I. O livro é composto por 4 partes: oCódigo de Justiniano, que continha toda a legislação romana revisada desde século 2; o Digesto ou Pandectas, composto pela jurisprudência romana; Institutos, os princípios fundamentais do direito; e asNovelas ou Autênticas, com leis formuladas por Justiniano.
QUEM ESCREVEU
Justiniano (482-565) foi imperador romano do Oriente de 527 até sua morte. Assim que assumiu o poder, ordenou a compilação deleis que compõem o Corpus Juris Civilis.
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
Porque organizou as leis que já existiam e formulou novas, que se tornaram a base do Direito Civil moderno. Além de representar umarevolução jurídica, é também um documento importante sobre a vida no Império RomanoO Direito não é fruto de um acontecimento histórico pontual, mas resultado de uma constante evolução. Por isso, não éincomum encontrarmos institutos jurídicos contemporâneos em legislações antigas, ainda que em uma versão bastante primitiva.

Dentre os sistemas jurídicos disseminados pelo mundo, pode-se dizer semsombra de dúvidas que o romano-germânico é o que teve maior influência na formação dos ordenamentos jurídicos nacionais, dada a constatação da grande quantidade de países que adotaram o imperativo daescrita sobre a tradição oral[1]. E mais que isso, muitos institutos jurídicos presentes no direito romano ainda persistem nas legislações nacionais atuais, mesmo que com pequenas alterações ou comnova roupagem.

O caso brasileiro não é diferente. Conforme se verá neste trabalho, diversos institutos jurídicos adotados atualmente nasceram no direito romano, sendo que alguns se mantêm na formaintegral, da mesma forma como foram concebidos na Antiguidade.

Parte desta manutenção se deve ao trabalho do imperador bizantino Justiniano I, que teve a preocupação na época de organizar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corpus juris civilis
  • Corpus juris Civilis
  • Corpus juris civilis
  • Corpus juris civilis
  • Corpus Juris Civilis
  • corpus juris civilis
  • Corpus Juris Civilis
  • Corpus juris civilis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!