cordel

Páginas: 3 (614 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

O cordel no Nordeste.
O que é? A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetosilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenaslojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.

Literatura de Cordel: De Portugal para o Nordeste:
Oriunda de Portugal, a literatura de cordel chegou no balaioe no coração dos nossos colonizadores, instalando-se na Bahia e mais precisamente em Salvador. Dali se irradiou para os demais estados do Nordeste. A pergunta que mais inquieta e intriga os nossospesquisadores é "Por que exatamente no nordeste?". A resposta não está distante do raciocínio livre nem dos domínios da razão. Como é sabido, a primeira capital da nação foi Salvador, ponto deconvergência natural de todas as culturas, permanecendo assim até 1763, quando foi transferida para o Rio de Janeiro.
Na indagação dos pesquisadores no entanto há lógica, porque os poetasde bancada ou de gabinete, como ficaram conhecidos os autores da literatura de cordel, demoraram a emergir do seio bom da terra natal. Mais tarde, por volta de 1750 é que apareceram os primeiros vatesda literatura de cordel oral. Engatinhando e sem nome, depois de relativo longo período, a literatura de cordel recebeu o batismo de poesia popular.
Algunscordelistas do Nordeste:
:: Cego Aderaldo
Cantador famoso, voz excelente, veia política apreciável. Era um dos mais inspirados de quantos que existiram nos sertões do Ceará. "Aderaldo FerreiraAraújo" era seu verdadeiro nome. Nasceu no Crato, viveu em Quixadá e morreu em Fortaleza, beirando os 90 anos, em 1967. Tomou parte em cantorias que marcaram épocas. Os versos que escreveu são lidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cordeis
  • cordel
  • Cordel
  • CORDEL
  • Cordel
  • Cordel
  • Cordel
  • cordeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!