coping

Páginas: 2 (453 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014
O artigo “O conceito de coping: uma revisão teórica” traz várias definições de coping em épocas diferentes e com características por vezes também diferentes. Por conceito de coping, refere-se a umconjunto de estratégias utilizadas pelas pessoas para adaptarem-se a circunstâncias adversas, Antoniazzi, 1998.
Três gerações diferentes pesquisaram o conceito de coping. Para a primeira geração ocoping era considerado estável, numa hierarquia de saúde versus psicopatologia. A partir da década de 60 surge a segunda geração de pesquisadores na qual definem coping como um processo transacional entrea pessoa e o ambiente, com ênfase no processo. Tanto quando em traços de personalidade, Antoniazzi, 1998 apud Folkman & Lazarus, 1985). A terceira geração de pesquisadores tem se voltado para oestudo das convergências entre coping e personalidade.
Antoniazzi, 1998 apud Folkman e Lazarus, 1980, propõem um modelo cognitivista que divide o coping na categoria de: coping focalizado no problema ecoping focalizado na emoção. Os mesmo autores definem portanto coping como um conjunto de esforços, cognitivos e comportamentais, utilizado pelos indivíduos com o objetivo de lidar com demandasespecificas, internas ou externas, que surgem em situações de stress e são avaliadas como sobrecarregando ou excedendo seus recursos pessoais. Como foi dito anteriormente o artigo traz várias definições arespeito do coping e contradizendo as definições feitas, Antoniazzi, 1998, apud Rudolph, Denning e Wiesz, 1995 definem coping como um mediador entre um estressor e o resultado advindo desse estressor.Os referidos autores ainda destacam duas variáveis ao episódio de coping: os moderadores e os mediadores.
A autora do artigo chama atenção a diferença entre estilos de coping que está relacionada àscaracterísticas da personalidade ou resultados de coping e os estratégias de coping, que referem as ações cognitivas ou de comportamentos tomadas no curso de um episódio de stress.
Antoniazzi, 1998...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coping
  • etrategias de coping
  • Estresse e coping
  • Coping religioso
  • Stress, coping e saúde
  • Autismo estrategias de coping
  • Violência domestica e as estratégias de coping
  • Ansiedade e coping em adolescentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!