Copaifera multijuga

Páginas: 7 (1595 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS




















Copaifera multijuga



















LÁBREA-AM


Jailson Costa Rabelo
Marco Aurélio Cecconello
Welington Rachid Neto









Copaifera multijuga




Trabalho a ser apresentado na Disciplina Fundamentos da Botânica do Curso de Licenciaturaem Ciências Biológicas do 2ºPeríodo, solicitado pelo Prof. Geangelo.




























LÁBREA-AM






INTRODUÇÃO



  A copaíba tem grande importância cultural para toda a região amazônica. Quem nunca recebeu a indicação de usar o óleo-resina da copaíba como remédio para curar uma infecção? Árvore muito importante na vida de ribeirinhose de povos que vivem em áreas de floresta da região Norte, pode estar ameaçada por práticas que não são as mais adequadas para a retirada de seu óleo. Este produto é apreciado pelos benefícios que traz à saúde humana, além de ser muito valorizado na fabricação de medicamentos e de outros produtos.
































COPAÍBA (Copaifera multijuga)A Copaíba (Copaifera sp), ou Copaibeira, é uma árvore de grande porte da família Leguminosae encontrada em todo o Brasil. Os habitantes da floresta a procuram como local de tocaia para pequenos animais silvestres que se alimentam de seus frutos.
A árvore, também chamada de Pau d’óleo, é facilmente encontrada na mata devido ao forte aroma de sua casca. Chamada decopaíva ou copahu pelos indígenas (do tupi: Kupa’iwa e Kupa’u, respectivamente), o óleo da copaíba era bastante utilizado entre os índios brasileiros quando os portugueses chegaram ao Brasil.
Tudo indica que o uso deste óleo veio da observação do comportamento de certos animais que, quando feridos, esfregavam-se nos troncos das copaibeiras. Os índios o utilizavam principalmente comocicratizante e no umbigo de recém-nascidos para evitar o mal-dos-sete-dias. Os guerreiros quando voltavam de suas lutas untavam o corpo com o óleo da copaíba e se deitavam sobre esteiras suspensas e aquecidas para curar eventuais ferimentos.
A copaíba é incrivelmente poderosa, um antibiótico da mata, que já salvou vidas de muitos caboclos e índios seriamente feridos. Em algumasregiões, o chá da casca é bastante utilizado como anti-inflamatório.
Em Belém, a garrafada da casca está sendo utilizada como substituto do óleo de copaíba. Isto porque é cada vez mais difícil encontrar o óleo. A casca entra na composição de todos os lambedores ou xaropes para tosse. Nos Andes do Peru, o óleo de copaíba é utilizado para estrangúria, sífilis e catarros.
Noséculo XVII, os primeiros médicos do Brasil contornavam parcialmente a escassez de remédios, cujo suprimento à Colônia era irregular, recorrendo às drogas indígenas.
Os viajantes se abasteciam dessas drogas, “comprovadamente eficazes”, antes de se aventurarem por lugares desconhecidos. Dentre essas drogas, o óleo das copaibeiras era uma das que desfrutava de maior prestígio entre osviajantes.
A primeira citação sobre o óleo de copaíba talvez tenha sido feita numa carta de Petrus Martius ao Papa Leão X publicada em 1534, em Estrasburgo. Naquela carta, faz-se referência ao “Copei” como uma droga indígena.
Não houve cronista importante na História do Brasil que não tenha se referido às virtudes do óleo de copaíba. Um dos primeiros foi Gabriel Soaresde Sousa (c1540-c1592), que registrou em sua obra “Tratado Descritivo do Brasil” a utilização do óleo pelos índios, incluindo-o entre aqueles provenientes “das árvores e ervas da virtude”.


Como muitas árvores da Amazônia a copaíba tem ganhado mercado e o seu óleo-resina tem se tornado um produto cobiçado pela indústria de perfumes, cosméticos e farmacêuticos. Suas principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade antimicrobiana do óleo
  • Avaliação do efeito antifúngico do óleo resina e do óleo essencial de copaíba (Copaifera multijuga Hayne)
  • Fenologia de senna macranthera (collad.) irwin & barneby e senna multijuga (rich.) irwin & barneby no parque...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!