edificio renascentista

Páginas: 7 (1610 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
1. Sobre qual monumento ou edifício pesquisou?

Catedral Santa Maria das Flores. Basílica di Santa Maria Del Fiore (Duomo)






2. Quando foi iniciada e finalizada sua construção?
1296 - 1436

3. Onde foi construído? (PAÍS E CIDADE)
Floresça – Itália.

4. Quem foi ou foram os responsáveis por ela? (tanto o responsável pela encomenda como o responsável pela realização)Arquitetos responsáveis pela obra; Filippo Brunelleschi, Giotto di Bondone, Luca della Robbia, Donatello, Federico Zuccari, Giorgio Vasari.


5. O que motivou sua construção? (Ou, porque foi construído?)






6. Quais os aspectos estéticos de destaque para a forma do edifício?(De que formas é composto? O que essas formas têm de interessantes? O que têm de particular?)

A Catedral de SantaMaria Del Fiore foi considerada um gigantesco guarda sol no centro de Florença. Iniciada em 1296 por Arnolfo di Cambio, a construção continuou sob a direção de Giotto, que deu atenção especial à torre e ao campanário. Um grande numero de edifícios foi demolida para que se tivesse uma vista ampla da catedral. Foram alargadas para 21 metros as ruas e edificações, "de modo que esta catedral sejacercada por belas e espaçosas ruas, que reflitam a honra e o interesse pelos bens públicos dos cidadãos florentinos". A largura da nave central e das naves laterais fazia com que um espaço extremamente amplo tivesse que ser coberto. Entretanto, cobri-lo com o domo seria impossível com os conhecimentos técnicos da época. Nesse tempo, as abóbadas eram construídas como arcos pelo método do cimbre: uma vigaera colocada de um lado a outro do vão no topo das paredes; uma moldura de madeira instalada sobre a viga sustentava os tijolos do arco ate ser conseguida a altura desejada, e a séria final de tijolos sustentava-se a si mesmo graças à inserção de um último tijolo central, o fecho e abóbada ou pedra angular. Assim, o arco se mantinha no lugar graça a pressão dos tijolos uns contra os outros. Omadeirame de sustentação podia então ser retirado. Construir uma abóbada sobre a nave central e as naves laterais de Santa Maria Del Fiore teria requerido uma viga suficientemente extensa para ir de um lado ao outro da tribuna octogonal, um vão de cerca de 43 metros. Ora, semelhante viga não existia, simplesmente. Brunelleschi estudou o Panteão de Roma e outras abobadas romanas e descobriu um modo deconstruir um domo assentando no tambor de pedra octogonal uma serie de anéis concêntricos ou fieiras horizontais de tijolos e pedras, cada uma suficientemente forte para sustentar a seguinte. As pedras formaram, pois, oito pesados espigões assentados nas esquinas do octógono. Para fins de isolamento e também com vista à suntuosidade, Brunelleschi construiu duas abóbadas, uma interna e outraexterna, o que contribuiu para reduzir o peso da abóbada exterior. Entre os espigões, a tensão elástica dos painéis intermediários parece manter o domo aberto, como se estivesse cheio de ar, à semelhança de um imenso guarda-sol aberto sobre o coração de Florença. O domo de Santa Maria Del Fiore serviu para coroar Florença, não só como cidade-estado medieval, mas também pelo seu novo papel de capital daToscana. O artista Alberti, que entendeu o significado político mais amplo da obra de Brunelleschi, disse que o domo era "suficientemente vasto para conter toda a população toscana".















7. Quais as medidas da edificação?(APRESENTAR AS PLANTAS COM AS MEDIDASSEMPRE QUE POSSÍVEL)

Possui 153 metros de comprimento e 90 metros de largura no transepto, enquanto o tamborda cúpula possui 54 metros.




8. Quais os materiais ligados à sua construção? Como foram utilizados?

Os principais materiais ligados à construção foram os tijolos, pedras, arenito, madeira.

















9. Quais foram os processos técnicos e os sistemas construtivos usados na construção?(detalhes sobre as técnicas usadas para colocar a construção de pé e também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Renascentista
  • Renascentistas
  • Renascentistas
  • renascentista
  • Renascentista
  • Renascentista
  • edificio
  • edifício

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!