Cooperativas

Páginas: 4 (797 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Na revolução industrial se constitui as duas principais classes:
*Burguesia industrial detentora dos meios de produção (as máquinas, a fábrica)
*Proletariado A classe trabalhadora (que não é donade nada a não ser sua força de trabalho, que é vendida a baixos preços).
O número de pessoas que ganhavam a vida por meio de trabalho manual, em troca de sálario, aumentava sensivelmente em todos ospaíses inundados ou apenas banhados pela maré montante do capitalismo ocidental.
Aquelas pessoas eram encontradas onde quer que as cidades modernas necessitassem de trabalhos de construção ou ondehouvesse serviços municipais de utilidade pública-já indispensáveis no século XIX, água, gás e esgoto.
Mais expressivo é o fato de, mesmo em países predominantemente agrícolas, os mercados urbanosserem providos de alimentos manufaturados, bebidas, estimulantes e têxteis elementares, por mão-de-obra barata, trabalhando numa espécie de estabelecimento industrial.
Utilização da mão-de-obra paraexplorar tudo ao alcance com a facilidade de locomoção trazida pelos meios marítimos e terrestres.
Grandes migrações geradas pela Revolução Industrial que alteraram profundamente as condições de vidado trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades.
O número de tais assalariados crescia, em grande parte, por eles se haverem transferido dedois grandes reservatórios de trabalho pré-industrial, as oficinas artesanais e a agricultura, que ainda mantinham a maiorias dos seres humanos.
Pelo final do século, a urbanização provavelmenteavançara mais e com maior rapidez do que jamais o fizera antes.
Porém a lavoura modernizada, e em processo de modernização exigia menos braços do que antes. Seja como for, o progresso agrícola significavamenos gente a trabalhar na lavoura.
A agricultura não-modernizada das regiões atrasadas já não podia oferecer terra suficiente a futuros camponeses que se multiplicavam nas aldeias. A maioria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cooperativa
  • cooperativa
  • Cooperativas
  • cooperativa
  • Cooperativa
  • cooperativa
  • A COOPERATIVA
  • Cooperativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!