Convidar amigos para o Wish

Páginas: 13 (3133 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
A pedagogia do A-CON-TECER

A cada novo acontecer as coisas preexistentes mudam o seu conteúdo e também mudam sua significação.
Milton Santos

No período de 2002/3 foi elaborado o Programa de Formação Continuada de Formação de Professores UFBA/IRECÊ que previa a implantação de um curso de licenciatura para os professores do município vinculado a diversos projetos que deveriam articular aeducação, a cultura, a comunicação, a saúde, o ambiente, a arquitetura e o urbanismo em torno do sistema de educação municipal.
O projeto fundamenta-se na chamada Pedagogia do A-con-tecer, termo cunhado por Maria Inez Carvalho a partir dos estudos prigogitianos da Teoria das Possibilidades/atualizações na vertente defendida pelo Prof. Felippe Serpa de que o mundo funciona como um jogo em que sevão precipitando (atualizando/emergindo) as diversas possibilidades postas.
Trabalhamos, quando da proposição do Curso de Licenciatura em Pedagogia – ensino fundamental/séries iniciais – com o conceito de Campo das possibilidades pensadas como desencadeador1 do Campo das atualizações. Portanto, abandonava-se a idéia de aplicação/execução direta de um curso “pré-pensado”: a opção foi pela formulaçãode um Campo das possibilidades pensadas mais como o propiciador de uma construção curricular em processo e menos como um modelo a ser aplicado.
Em janeiro de 2004 as atualizações, precipitações, emergências tiveram início. Convidamos, vocês, agora para acompanhá-las através deste relato realizado por alguns dos autores que fizeram esta história: a equipe de orientação/coordenação do Projetoirecê.
GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS

Inicialmente pensada como atividade para estimular a prática de leitura literária entre os professores cursistas, este tipo de atividade, o Grupo de Estudos literários – GEL -, acabou se tornando uma das atividades mais produtivas e procuradas do curso, apresentando demandas diversas e colocando como exigência o aumento no número de livros ofertados comopossibilidades de estudos e leitura para os cursistas durante os ciclos.
A idéia inicial era que impulsionados pela discussão em grupo sobre a obra escolhida, os professores cursistas começassem a estabelecer estratégias próprias para suas escolhas e para a formação de seus repertórios literários, isso refletiria na docência em a formação de leitores entre seus alunos do Ensino Fundamental.
O grupo dediscussão como recurso para a formação de leitores de textos literários foi muito pertinente, pois ao sentirem-se interlocutores e tendo onde e com quem discutir o que liam, os professores mostraram-se bastante animados aventurando-se em novas e diferentes investidas no campo da leitura. Isso pode ser facilmente verificado quando alguns livros precisaram ser oferecidos mais de uma vez paracontemplar todos que queriam participar das discussões em torno de um autor/obra escolhida.
Inicialmente no ciclo I, um único livro foi oferecido, e sem exceção, nenhum dos cursistas o conhecia. Foi a obra de Irvin Yalom, intitulada Quando Nietzsche chorou, texto ambientado em fins do século XIX que procura vincular a psicanálise, que emergia por aquela época, à filosofia. São temas que resultaram emuma boa mistura para discutir a mudança paradigmática da ciência na contemporaneidade. Como forma de apreensão e vivência dos conceitos trabalhados, a primeira leitura desse título resultou em um Chá Literário, evento pensado pelos participantes do grupo onde seus integrantes tiveram a oportunidade de apresentar apreciações pessoais sobre o livro e sugerir outras leituras onde o pensamento deNietzsche fosse alvo de apreciação.
Claro que a sugestão para que as obras tenham sua leitura e discussão novamente oportunizadas no ciclo seguinte se deve a repercussão das opiniões, entre os cursistas, sobre a qualidade das discussões e o prazer que envolveu a leitura que fizeram. Os cursistas que realizam a atividade a primeira vez em que ela é oferecida, comentam com os colegas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Convidar amigos para o wish
  • Convidar amigos
  • Convidar Novos Amigos
  • Convidar Novos Amigos
  • Convide amigos para entrar no wish
  • Convide amigos para entrar no Wish
  • Convidar Novos Amigos
  • Convide amigos para entrar no Wish

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!