Contador x cliente

Páginas: 15 (3594 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
CONTADOR X CLIENTE


aluno
Prof.ª
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB0145) – Prática do Módulo I
10/06/2013


RESUMO

A proposta deste trabalho é relatar o campo de atuação do contador demonstrando o vínculo entre contador e cliente, apresentando a Contabilidade e seus usuários, a Contabilidade como profissão, o seu campo deatuação, ás técnicas contábeis, os livros necessários a esta ciência, os símbolos e o código de ética que rege a profissão contábil. A contabilidade ocupa papel de grande importância no cenário econômico e social, e com a evolução desta ciência social, houve a necessidade de um profissional com conhecimentos científicos, de ordem superior, competente e capaz para dominar a contabilidade, e este setornou o cientista do patrimônio, sendo ele o contador. O contador também conhecido como contabilista, tem a função de produzir e gerenciar informações úteis aos usuários da Contabilidade para a posterior tomada de decisões. A Contabilidade é uma área que proporciona várias oportunidades para o profissional, abrange a diversos tipos de clientes, entre eles podem-se citar empresas, bancos, governos,sindicatos, pessoa físicas. Os procedimentos utilizados pela Contabilidade para registrar, levantar, apresentar e verificar as informações e os fatos contábeis é conhecido como técnicas contábeis. Para orientar e conduzir o contador foi criado o Código de Ética profissional do Contabilista que fixa a forma pela qual se deve conduzir o profissional da área, quando no exercício da função.Palavras-chave: Contabilidade. Contador. Usuário.


1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar o campo de atuação do contador demonstrando o vínculo entre contador e cliente, relatando a Contabilidade e seus usuários, a Contabilidade como profissão, o seu campo de atuação, ás técnicas contábeis, os livros necessários a esta ciência, os símbolos e o código de ética que rege a profissãocontábil.
A sociedade atual é resultado de um conjunto de conhecimentos adquiridos e aprimorados ao longo dos anos, e que chegaram até nós por meio das tradições ou fontes documentais relatando fatos ocorridos no passado da humanidade, é através da análise de tais documentos que nos faz pensar que o conhecimento acerca da Contabilidade é tão antigo quanto à própria origem do homem. É a ciênciaque tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
A Contabilidade tem um campo de atuação muito amplo, dentre eles, podemos citar as empresas/investidores, bancos, governo, sindicatos, pessoas físicas. O Contador é o profissional que exerce as funções da Contabilidade, sua tarefa básica é produzir egerenciar informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões.


2 DESENVOLVIMENTO


2.1 O CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE E SEUS USUÁRIOS

A Contabilidade é uma ciência tão antiga quanto à humanidade e surgiu diante da necessidade de se controlar o patrimônio que os homens passavam a acumular. “O Campo de aplicação da Contabilidade se estende a todas asentidades que possuam patrimônio, sejam físicas ou jurídicas, de fins lucrativos, ou não. Tais entidades são unidades econômico-administrativas, cujos objetivos podem ser sociais e /ou econômicos.” (FERRARI, 2003, p.03 apud TESCH 2010, p.24).
Conforme Marion, Iudícibus e Faria a Contabilidade pode ser aplicada a diversos ramos de atividades, dentre eles apresento os seguintes:
ContabilidadeFinanceira: é a contabilidade básica necessária a todas as empresas [...]. E é obrigatória conforme a legislação comercial. De acordo com a área que é aplicada, recebe várias designações: Contabilidade agrícola (aplicada às empresas agrícolas); Contabilidade Bancária (aplicada aos bancos); Contabilidade comercial (aplicada às empresas comerciais); Contabilidade hospitalar (aplicada aos hospitais);...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELACIONAMENTO CLIENTE X CONTADOR
  • CONTADOR X CLIENTE
  • Relacionamento entre o contador e seu cliente
  • Cliente externo x cliente interno
  • Contador x administrado
  • Relação Cliente x Fornecedor
  • empresa x clientes
  • Consumidor x cliente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!