CONTADOR X CLIENTE

Páginas: 4 (754 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014


Contadores X clientes

Em pleno ano de 2014, com a economia estagnada e crescimento do país quase zerado, existem empresas dispensando clientes.

Sim, é verdade, e o paradoxo é esse:contadores estão dispensando clientes por um conjunto válido de motivos. O primeiro motivo é que essa estagnação atual do mercado não é verdadeira nas empresas do ramo de contabilidade. O governo, com suasede de arrecadação, está exigindo um nível cada vez maior de formalização e organização do contribuinte, e nesse cenário o (bom) profissional de contabilidade ganhou uma importância nunca vista noBrasil. Isso quer dizer que quem consegue esclarecer e resolver a vida do cliente, apesar da burocracia, vale ouro e está até o teto de trabalho.

O segundo motivo é que pelo artigo 1.177 do códigocivil, “a responsabilidade dos profissionais de contabilidade é direta, pessoal e solidária no caso de prática de atos dolosos”. Em outras palavras, o contador é responsável pelas informações enviadas aofisco em nome do seu cliente – e isso significa risco.
E o risco é alto, já que a empresa de contabilidade pode ser entendida como uma fábrica, que busca as informações do cliente, as transforma egera vários produtos acabados: contabilidade, apurações de impostos, arquivos a serem enviados ao fisco, entre diversas outras coisas. A matéria prima dessa fábrica é informação gerada pela empresacliente, e a qualidade dela depende inteiramente da sua gestão e organização internas. Agora, e se a matéria prima dessa fábrica é de baixa qualidade, adivinha o que vai sair do outro lado.

Empresadesorganizada gera mais uma coisa desagradável para o escritório de contabilidade além do risco: o custo. Quanto pior a qualidade da matéria prima, mais trabalho isso gera na fábrica.

Muitosescritórios apuram o custo por lançamento contábil, sabendo exatamente a margem de lucro de cada cliente. Cliente que gera risco também gera custo excessivo. Isso parece ser uma regra geral.

O lado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELACIONAMENTO CLIENTE X CONTADOR
  • Relacionamento entre o contador e seu cliente
  • Cliente externo x cliente interno
  • Contador x administrado
  • Relação Cliente x Fornecedor
  • empresa x clientes
  • Consumidor x cliente
  • agência x cliente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!