RELACIONAMENTO CLIENTE X CONTADOR

Páginas: 9 (2045 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
RELACIONAMENTO CONTADOR X CLIENTE


Aluna: Viviane Ferreira Viana
Professora:Elaine Vogues
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB0145)- Prática Módulo I
10/06/13


RESUMO

Nosso objetivo com este trabalho é demonstrar a maneira que contador e cliente devem se relacionar para que o trabalho saia como ambos desejam. Norelacionamento entre Contador e Cliente é necessário comprometimento de ambas as partes. Comprometimento este de trabalharem juntos, o cliente fornecendo todas as informações necessárias para o contador realizar seu trabalho, e o contador mantendo seu cliente informado do resultado do mesmo. Conforme a mudança no Código Civil, o contador deve ter Responsabilidade Solidaria com seu cliente,responsabilidade esta que se não cumpridalhe pune perante qualquer ato ilícito que venha ocorrer na contabilidade da empresa. Por esta e outras razões, Cliente e Contador precisam ter um bom relacionamento. Nesta pesquisa estudaremos melhor este assunto, com pesquisas em artigos, livros, citações e uma entrevista com um contador. Com todas estas informações, concluímos que para o trabalho ser verídico, precisahaver um bom relacionamento entre cliente e contador.


Palavras-chave:Contador. Cliente. Relacionamento.


1.INTRODUÇÃO

Neste texto iremos fazer um estudo sobre o Relacionamento entre Contador versus Cliente, comentaremos de que forma devemos proceder para que possamos obtersucesso e harmonia em nosso trabalho, comentaremos sobre atividades e atitudes indispensáveis para o sucesso docontador e do seu cliente, veremos que é de fundamental importância a Responsabilidade Solidária, Organização, Transparência, Confiabilidade e Responsabilidade de ambas as partes, pois um depende do outro para obter um trabalho final com 100% de veracidade.
Nosso objetivo é esclarecer algumas dúvidas de relacionamento profissional do contador e seu cliente.


2.DESENVOLVIMENTO

Um bomcontador controla e protege o patrimônio de seu cliente. Patrimônio este indispensável para gerar empreendimentos que geram riquezas.
O contador presta total auxílio ao empreendedor, orientando, avaliando e cuidando dos rendimentos, lucros, despesas e obrigações fiscais.
Porém, o contador deve estar em atividade permanente, com dinamismo traçando objetivos para seu cliente.

Conforme AntônioLopes de Sá (2009) "A contabilidade , por natureza, é um conhecimento volvido ao ser, ou seja, uma 'ciência do homem' face ao seu trato com a 'satisfação das necessidades materiais', estas que se cumprem através dos bens patrimoniais" e "O movimento da riqueza é uma variável dependente de outras que são as das naturezas das causas motoras e as contidas nos componentes patrimoniais" (SÁ,2009).Já as próximas citações de Antônio Lopes de Sá nos mostram a necessidade de sermos claros em nossas informações, pois se expressarmos uma palavra que fique mau interpretada, este trabalho será de má qualidade.

"O que jamais pode faltar a um conceito em Contabilidade é a capacidade deentendimento sobre o que pretende expressar"(SÁ,2009) e "Essa razão pela qual os termos 'traduzidos' podem deformar profundamente a verdade" (SÀ, 2009).
No termo “traduzidos”, o autor Antônio Lopes de Sá, está questionando que a maneira de exportrabalho pode causar algum tipo de barreira na comunicação, distorcendo o resultado.


3. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA

Conforme o novo Código Civil,Artigo 1177 e 1178, é dever do Contador ter Responsabilidade Solidária com seu cliente.
Com esta mudança na lei, o Contador assume junto ao seu cliente a responsabilidade pelos atos ilícitos cometidos durante a gestão em sua empresa.
Na citação abaixo, Maurício Fernando Cunha Smijtinkexplica um pouco mais sobre Responsabilidade Solidária.

Com a Responsabilidade Solidária, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relacionamento entre o contador e seu cliente
  • Contador x cliente
  • CONTADOR X CLIENTE
  • Relacionamento com cliente
  • Relacionamento com clientes
  • Relacionamento com cliente
  • Relacionamento Com Cliente
  • Relacionamento com o cliente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!