CONTABILIDADE GERENCIAL: INFORMAÇÃO QUE CRIA VALOR GERENCIAMENTO CONTÁBIL GLOBAL

3817 palavras 16 páginas
1. ETAPA 1: CONTABILIDADE GERENCIAL: INFORMAÇÃO QUE CRIA VALOR GERENCIAMENTO CONTÁBIL GLOBAL

1.1 Leitura do Artigo: Existe de fato uma Contabilidade Gerencial

1. Qual o objetivo precípuo da Contabilidade Gerencial?
Auxiliar a gerência na tomada de decisões, na identificação dos fatos contábeis e para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores. A relevância da contabilidade gerencial consiste na identificação daquilo que realmente vai fazer a diferença entre diferentes linhas de ação.
Iudícibus (1998, p.21), [...] utilize na tomada de decisões entre alternativas conflitantes, ou na avaliação de desempenho.
Atkinson ET al. (2000, p. 798), [...] processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores.
Crepaldi (1998, p.18), Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.

2. Quais os três macro-conjuntos de Informações? Explique-os.
Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macros conjuntos de informações; o primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir à demanda da média administração, neste grupamento as informações é pouco mais detalhado que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam o desempenho de unidades, divisões, departamentos denominados de gerenciamento contábil setorial. Por último temos o gerenciamento contábil

Relacionados