Contação de histórias

Páginas: 9 (2104 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Os indivíduos gostam de contar e ouvir histórias. Contar histórias é uma função que não exige estudo nem dom, mas dedicação. Quando precisamos passar alguma lição, passar algum ensinamento, principalmente para as crianças, com certeza sempre haverá uma história ao qual nos inspiraremos.

Contar histórias em uma sala de aula ou em qualquer outro local da escolaparece algo simples, pois nosso dia-a-dia está cercado delas. Mas contar histórias só por contar não atenderá aos requisitos mais simples como: contá-las de acordo com o momento, faixa etária e até mesmo com o ambiente em que o ouvinte se encontra.

Decidimos então pesquisar mais sobre a contação de histórias no espaço escolar, e as características do professor que gosta (ou não) de contarhistórias, através de uma vivência lúdica neste lugar, porque reconhecemos que as escolas são consideradas espaço inicial de convivência comum entre a literatura e as crianças. Sendo assim, escutar o professor narrar histórias pode ser um incentivo para a aprendizagem, ou seja, melhorar o processo de aprendizagem dos alunos em sala de aula. O professor pode ser uma ponte para aproximar o aluno dolivro e acreditamos que encantando as aulas com belas histórias, a criança será estimulada a adquirir o hábito pela leitura. Investindo na criança como um futuro cidadão leitor, estaremos investindo numa sociedade melhor.

O tema Contação de Histórias Infantis foi fundamentado no livro Contar Histórias: uma arte sem idade, da autora Betty Coelho, sendo este de fundamental importância para queconhecêssemos mais sobre o tema escolhido.



2 OBJETIVOS DO PROJETO DE PESQUISA

2.1 identificar a presença da contação de histórias no ambiente escolar escolhido para o referido projeto de pesquisa.
2.2 conhecer a opinião dos professores entrevistados sobre a contação de histórias no ambiente escolar.

2.3 observar a frequência da contação de histórias em sala de aula.

2.4 descreveras reações dos alunos provocadas pelas histórias narradas.

2.5 questionar sobre as estratégias e recursos utilizados pelos professores ao contar as histórias.

2.6 observar se há aprendizagem, por meio da história contada, em sala de aula.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Podemos dizer que ouvir histórias nos faz bem, sejam elas reais ou não; criamos um mundo imaginário, único e que nospermite interagir melhor com as informações que recebemos.

A contação de histórias surgiu há muitos anos. Pais utilizam-se da contação de histórias para passar hábitos e costumes antigos que lhes foram passados geração após geração.

Segundo Coelho (1989), a simples narrativa é o mais antigo modo de contar uma história, mas que sempre exigiu do narrador certa preparação: “Não requernenhum acessório e se processa por meio da voz do narrador, de sua postura. Este, por sua vez, com as mãos livres, concentra toda a sua força na expressão corporal.” (COELHO, 1989, p. 31). A contação de histórias parece necessitar de emoção, naturalidade, movimentos, um olhar diferenciado.

Muitos são os educadores que se utilizam dessa arte para diferenciar os recursos utilizados e, assimsendo, observamos que a contação de histórias é uma forma criativa para ensinar, por meio de uma atividade prazerosa; mas antes de tudo precisam ser grandes leitores e que utilizem a emoção.

Realmente contar histórias torna-se atividade fascinante que Silva descreve em seu livro, a partir de sua vasta experiência como contadora de histórias para crianças e adultos, em situações e locaisvariados: bibliotecas, salas de aula, hospitais, praças públicas.


A história é um alimento da imaginação da criança e precisa ser dosada conforme sua estrutura cerebral. Sabemos que o leite é um alimento indispensável ao crescimento sadio. No entanto, se oferecermos ao lactente leite deteriorado ou em quantidade excessiva, poderão ocorrer vômitos, diarréia e prejuízo da saúde....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contação de história
  • contaçao de historias
  • Contação historias
  • Contação de Historia
  • Contação de historias
  • contação de historia
  • contação de histórias
  • contação de historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!