CONDROMALACIA PATELAR

Páginas: 10 (2357 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
ESTUDOS DAS TÉCNICAS E DOS ASPECTOS RADIOGRÁFICOS APLICADOS PARA O DIAGNÓSTICO DA CONDROMALÁCIA PATELAR


Solange Oliveira dos Santos1 e Lorena Leite Mello1

_________________________________________________________________________
Resumo


A condromalácia patelar é uma patologia inflamatória que resulta no amolecimento da cartilagem articular, ocorre por excesso de pressão entre acartilagem da tróclea femural e da cartilagem da patela. É uma patologia degenerativa que danifica a estrutura do joelho, provocando dores e desconfortos, principalmente na região localizada atrás e ao redor da patela. Sua ocorrência é mais frequente no sexo feminino e nos atletas que realizam grandes esforços com as pernas, pode ser causada por muitos motivos: como traumatismo no joelho, contusãopatelar, excesso de fricção entre a patela e o "trilho" do fêmur, atividades de impacto, deficiência de força muscular, por anomalias biomecânicas articulares que resultem em alterações na posição da patela, dentre outras. Sinais e sintomas como estalos, crepitações, inchaços e dores no joelho são comuns nessa doença. E nos quadros mais avançados pode haver dificuldade de flexionar o joelho, de seagachar, de subir e descer escadas e de ficar com o joelho apoiado no chão. O principal diagnóstico é clínico, complementado com os exames de imagens como raios-x e ressonância magnética. Se não tratada corretamente e em tempo hábil, pode evoluir para um quadro de incapacidade articular, inclusive, com perdas de movimento. Quando está em seu início, o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia erepouso, costuma reverter o quadro.


Palavras-chave: condromalácia, patela, joelho, cartilagem, raios-x.
_________________________________________________________________________

Justificativa

A condromalácia patelar vem sendo um diagnóstico muito frequente nos últimos anos entre os jovens, atletas, mulheres e pessoas com excesso de peso. Essa lesão acomete as patelas, fazendo com queocorra a perda gradativa de cartilagem nesta região, interferindo negativamente no bem-estar do individuo, Portanto, seu diagnóstico precoce pode evitar futuras lesões e/ou patologias mais graves.


___________________________
1 Graduando em Tecnóloga em Radiologia na UNIME.
Objetivo

O objetivo deste estudo é comparar a eficácia das técnicas radiológicas aplicadas ao diagnóstico daCondromalácia Patelar, uma vez que as incidências de lesões na patela, vêm ocorrendo cada vez mais com maior frequência. Inclusive a sua incidência na população jovem está muito alta, e se não forem diagnosticas e tratadas com antecedência, podem resultar em lesões e/ou patologias mais graves.


Introdução

A Condromalácia Patelar é uma das mais frequentes causas de dor na articulação do joelho, nomederivado da palavra  “condro”  cartilagem e “malácia” mole. “Patela” é um dos ossos localizados no joelho (antiga rótula). Essa patologia degenerativa pode levar a complicações na articulação patelofemoral, já que sua progressão pode levar a formação de fissuras, ulcerações, artrose e osteoartrite, provocando dores na parte anterior do joelho devido ao desgaste da cartilagem da patela.Desequilíbrios musculares decorrentes do sedentarismo também modificam a biomecânica normal do joelho, provocando também sobrecarga da articulação femoropatelar levando à condromalácia. Quando o movimento do joelho é impedido, o ritmo patelofemoral normal também se perde, de modo que a patela é forçada contra o fêmur (BOSCH, 1999). Indivíduos que ficam muito tempo sentados, com os joelhos dobrados e ossedentários apresentam um fortalecimento muscular inadequado e mau alongamento dos grupos musculares dos membros inferiores formam um grupo que apresenta maior risco de desenvolver condromalácia da articulação femoropatelar. A condromalácia inicia-se com o amolecimento e ferimento da cartilagem articular e sua evolução determina os graus da doença (MACARINI, 1998). A severidade é classificada por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condromalácia patelar
  • Condromalacia patelar
  • condromalacia patelar
  • Condromalácia patelar
  • Condromalácia patelar
  • Condromalacia Patelar
  • Condromalácia Patelar
  • condromalacia patelar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!