Condromalacia Patelar

Páginas: 10 (2405 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
Universidade Católica de Brasília
Educação Física – Bacharelado










Estudo de Caso
Condromalácia Patelar



Turma: GP313M0446







Brasilia – DF
Junho – 2014




INTRODUÇÃO
A corrida, sabidamente, é uma atividade esportiva que, quando praticada corretamente, apresenta baixa incidência de lesões no sistema musculoesquelético quando comparada a outros esportes (D'ELIA, 2011).
Segundo omesmo autor, as lesões que mais frequentemente acometem o corredor são as chamadas lesões por “overuse” ou por microtraumas de repetição. As articulações dos quadris, joelhos e tornozelos são frequentemente acometidas nesses atletas. Neste grupo, destacam-se as lesões que acometem a articulação do joelho, tanto por sua frequência como pelo efeito que podem ter sobre o desempenho do corredor.
D'elia(2011) aborda ainda que durante a corrida, um indivíduo pode realizar (dependendo da intensidade) 500 a 1.600 contatos do pé com o solo a cada quilômetro percorrido. O peso corporal absorvido pelo membro inferior a cada toque do pé no solo é de 1,5 a 6 vezes o peso corpóreo, sendo a articulação do joelho a principal responsável por absorver e dissipar esta energia. Quando não se efetua a técnicade corrida da forma adequada, ou quando há alterações, sejam elas posturais e/ou anatômicas (joelho valgo/varo; pisada supinada/pronada) ou até mesmo com o desgaste sofrido pela articulação pelo uso excessivo podem causar lesões que interrompem o funcionamento da articulação, causam dor e limitam as funções normais dos indivíduos.
Dentre as lesões que podem acometer no joelho, a condromalácia é umadegeneração da superfície da cartilagem localizada na parte posterior da rótula resultado da fricção do côndilo femoral na mesma, ou pelo crescimento anormal da cartilagem. Também chamado de "joelho de corredor", pois é muito comum entre os corredores no atletismo (FERREIRA, 2008).
Já Duarte (2002) explica que a condromalácia patelar e uma patologia que atinge tanto a atletas profissionais quantoos praticantes de atividades físicas sem fins competitivos, é caracterizada pelo amolecimento da cartilagem articular devido a fatores como o desequilíbrio bioquímico do liquido sinovial.
Segundo Marchi (2002), a condromalácia é uma patologia na qual a cartilagem da superfície articular da patela apresenta-se rugosa. Podendo ser causada por desequilíbrio muscular, joelho valgo e desalinhamento dapatela.
A condromalácia é classificada quanto ao grau como: Grau 0 ( cartilagem normal); Grau I (área de hiposinal cartilaginoso; Grau II (a classificação do Grau I e mais alterações do contorno); Grau III (aspecto serrilhado com áreas de redução do sinal e grandes irregularidades do contorno); Grau IV (úlceras cartilaginosas e alterações do osso subcondral) (MARCHI, 2002).
Hall e Kapandji (2000)visam que as causas principais da condromalácia são acometidas por:
Encurtamento do mecanismo extensor - no caso composto pelos músculos semitendinoso e semimembranoso e pelo bíceps femoral;
Alterações do ângulo – o aumento do ângulo Q causa um desvio lateral da patela;
Entorses do joelho por inversão – Gerada por movimentos como flexão plantar supinação e adução.
Enfraquecimento do vastomedial obliquo – principais estabilizadores patelares e qualquer alteração ou enfraquecimento desta musculatura poderá levar a um desequilíbrio entre ele o vasto lateral, causando uma subluxação da patela e uma futura condromalácia patelar .
Alterações ilíacas – excesso na hiperextensão do joelho faz com que ocorra maior tensão sobre os elementos do platô fibroso posterior, distendendo os ligamentoscolaterais e cruzados posterior, produzindo ainda sobre a patela uma tendência de deslocamento lateral causada pelo posicionamento do ligamento quadriciptal.
O presente estudo tem como finalidade, analisar os efeitos da musculação de um individuo do sexo masculino, ex-atleta de corrida com idade de 35 anos, que em virtude de uma condromalácia patelar esta inativo a 1 (um) ano.

DESENVOLVIMENTO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condromalácia patelar
  • Condromalacia patelar
  • CONDROMALACIA PATELAR
  • condromalacia patelar
  • Condromalácia patelar
  • Condromalácia patelar
  • Condromalácia Patelar
  • condromalacia patelar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!