concepçoes da psicologia da natação

Páginas: 12 (2775 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
CONCEPÇÕES DA PEDAGOGIA DA NATAÇÃO

A natação se apresenta na sociedade contemporânea como uma forma de atividade física sistematizada bastante procurada por diferentes pessoas, com objetivos diversos. Trata-se de uma área de atuação do profissional de Educação Física, na qual, para seu ensino e treinamento, se fazem presentes diferentes métodos e abordagens.
Com base em análise dereferencial teórico, oferecer subsídios teóricos para essa área de atuação, através da apresentação de possibilidades de princípios metodológicos de ensino técnico. A intenção não é propor uma nova metodologia de ensino, muito menos de estabelecer uma tendência em especial, mas sim, apontar possibilidades de intervenção num processo de iniciação à natação até a preparação do nadador para a possívelfutura especialização no treinamento competitivo. Para tal, é usada como premissa a afirmativa de que o processo de ensino/treinamento da natação passa por três etapas, sendo elas:

- A adaptação ao meio líquido, na qual o sujeito procura se relacionar com um novo ambiente, adaptando-se a novas situações de equilíbrio, respiração e propulsão;
- Treinamento fundamental: fenômeno pedagógico, quecompreende o aproveitamento de um conjunto de meios que assegurem a aquisição e desenvolvimento de todo o complexo humano, na busca de bases neuropsicomotoras para o exercício futuro do alto desempenho desportivo. Consiste na aquisição de capacidade aeróbia mínima e aprendizado dos quatro estilos de nado;
- Treinamento competitivo: busca por excelência na modalidade, de acordo com processo deespecialização em provas e disputas nas quais o nadador melhor se adapta e apresenta melhores performances.

Para o ensino da natação, assim como de qualquer outra modalidade esportiva ou forma de atividade física sistematizada, é necessário o planejamento e a adequação dos processos pedagógicos a certos princípios teóricos, voltados aos objetivos que se deseja alcançar e os meios para tal.Metodologia de ensino é um conjunto de métodos e técnicas utilizados a fim de que o processo ensino-aprendizagem se realize com êxito. Tem o objetivo de dar direção à aprendizagem ao educando e respeitar sua liberdade, para que a assimilação de diretrizes, atitudes e valores possam acontecer da melhor forma, respeitando seus aspectos pessoais. O processo de ensino da natação passou por muitas mudançasatravés do tempo, recebeu diversas influências de muitas correntes de ensino, que foram criadas até chegar a um status capaz de satisfazer as necessidades pedagógicas. As sugestões de concepções de ensino que compõem o tripé da pedagogia da natação: Concepção global; Concepção analítica; Concepção Sintética ou Moderna.

1. Concepção Global

A concepção global é a corrente pedagógica maisvelha de ensino da natação. Nela não está contida nenhuma preocupação com métodos ou qualquer forma organizada de aprendizagem. É a perspectiva que visa apenas a sobrevivência como maior objetivo do aprendizado. Nesta concepção tudo está a cargo do instinto, na qual o objetivo é resolver a sucessão de problemas ligados à sobrevivência no meio líquido.
Trata-se de uma concepção “primitiva” oupré-científica do homem, bem como da natação, ilustrada por suas origens longínquas. Ou seja, uma perspectiva ligada à intuição e a pouca ou quase nenhuma atuação do professor, sendo baseada na idéia de tentativa e erro.
Aplicada à natação, consiste na tentativa de observação e realização, sem contribuições de processos fragmentados ou direcionados de ensino. Apóia-se na imitação demovimentos ou na criação de formas próprias de propulsão na água.

2. Concepção Analítica

É a compreensão das partes para chegar ao conhecimento do todo. Apóia-se na busca por uma execução lógica, com base na fragmentação do conteúdo, obedecendo a uma série sistematizada de exercícios e tarefas para que ocorra o processo de aprendizagem. É uma perspectiva pautada na teoria Behaviorista....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As concepções do estudo da psicologia e educação
  • concepções pedagógicas da natação e as propostas didáticas da adaptação aquática
  • Concepções em Psicologia
  • Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural*
  • Natação
  • Natação
  • Natação
  • natacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!