Competividade de mercado

Páginas: 24 (5755 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A competição e a rivalidade na indústria competitiva global são dinâmicas e intensas. Contribui para esta situação a supercapacidade em escala global. Com excesso de capacidade, as firmas muitas vezes procuram ingressar em mercados que são novos para elas ou expandir as vendas em mercados que já são atendidos e que, contudo, são altamente lucrativos. Estas duas decisões estratégicas tornam-sepossíveis por meio dos recursos excedentes existentes nas atividades primárias e de suporte das firmas, por meio das quais ela cria valor.
Utilizando estratégias de liderança em custos de foco, as fábricas coreanas de automóvel Hyundai Motors e Kia Motors Corp. Anunciaram intenções de aumentar em 2000 as vendas no mercado norte-americano. A Hyundai planejou aumentar seu volume de 164 mil unidadesem 1999 para 200 mil unidades em 2000. A Kia está se concentrando em seu utilitário esportivo campeão de vendas (SUV), o Sportage. As vendas deste veículo nos Estados Unidos cresceram 82% entre 1998 e 1999. Para aumentar as vendas neste segmento geral de mercado, a Kia introduziu o Spectra, um hatchback de quatro portas no mercado americano em abril de 2000. Ao todo, a Kia esperava vender 160 milou mais unidades nos Estados Unidos em 2000 – a partir de um volume de vendas de 134 mil em 1999.
Cada vez mais, as firmas utilizam estratégias cooperativas como um meio para competir no dinâmico e desafiador cenário competitivo do século XXI. A natureza e os objetivos deste tipo de estratégia utilizado na indústria automobilística global são bastante variados.
Em geral, a maneira pela qual umafirma recria a si mesma é através da utilização de vantagens competitivas recém-desenvolvidas e, de modo mais amplo, por meio da escolha e implementação de diferentes estratégias ou utilizando estratégias atuais diferentemente para aumentar a eficiência da firma.
Demonstrando por nossa discussão, está o fato de que as alianças estão obscurecendo a distinção entre competidores e aliados em algumasindústrias. Por exemplo, na indústria de computadores, a IBM e a Dell formaram recentemente uma aliança pela qual a IBM venderá 16 milhões de dólares em peças para a freqüente competidora Dell ao longo de um período de sete anos. Os analistas dizem que esta aliança “posiciona a IBM como uma destacada fornecedora de peças para uma das firmas de computador de mais rápido crescimento mundial”.Destes aproximadamente meados da década de 80, as estratégias competitivas tornaram-se cada vez mais populares como uma forma de as firmas, pelo menos parcialmente, se recriarem para utilizar diferentes vantagens competitivas para perseguir a competitividade estratégica. Algumas se referem a esta tendência como “competição” em termos de que grandes competidores estão formando acordos cooperativos paracompetir com competidores, muitas vezes, de outros países. As capacidades da Internet constituem um interessante meio pelas quais eficientes estratégias cooperativas estão sendo formadas.
As alianças estratégicas são uma forma principal das estratégias cooperativas. Falando sobre a crescente popularidade das alianças estratégicas como uma importante estratégia cooperativa, dois pesquisadoresobservam que “um número sem precedentes de alianças estratégicas entre firmas é formado a cada ano. Estas alianças estratégicas são uma resposta lógica e oportuna às intensas e rápidas mudanças na atividade econômica, tecnologia e globalização; todas elas lançaram muitas corporações em duas corridas competitivas: uma para o mundo e outra para o futuro”.

TIPOS DE ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS

Conformeobservamos anteriormente, as alianças são um tipo principal de estratégia cooperativa. Alianças estratégias são parcerias entre firmas, em que seus recursos, capacidade e competências essenciais são combinados para perseguirem interesses mútuos ao projetar, manufaturar e distribuir bens ou serviços. Um atributo importante das alianças estratégicas é que elas permitem que as firmas alavanquem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Competividade
  • Competividade
  • Competividade das empresas
  • Meio ambiente fator de competividade
  • Os recursos humanos como factor de competividade nas organizaões
  • Mercado
  • Mercado
  • Mercados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!