filosofia

Páginas: 3 (563 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
ROTEIRO DE ESTUDO PARA O TEXTO:

“A melancolia de Ulisses: A dialética do Iluminismo e o canto das sereias”
(Olgária Matos)


1-Retome o conceito de Iluminismo no uso tradicional, e o termoIluminismo usado no texto.

O Iluminismo no uso tradicional representa o término da idade média; onde era conhecida como idade das trevas, onde pessoas estavam atreladas as crenças religiosas e omisticismo, bloqueando a evolução do homem; os pensadores iluministas acreditavam que deveria prevalecer era o pensamento racional e assim como no texto definiam que o homem deveria ser o centro detodas as coisas, fenômeno também chamado de egocentrismo. O texto altera o conceito da liberdade racional para a dominação do homem sobre a natureza e sobre o próprio homem.

2- De acordo com o texto,a viagem de Ulisses à Ítaca é o caminho da constituição do sujeito racional. Explique.

Apesar das disputas com as manifestações da natureza; de ser mais fraco aos obstáculos que enfrentou,Ulisses teve que usar sua racionalidade. Mostrando que agindo racionalmente pode-se sobreviver somente ao seu próprio sonho; onde não se pode ter tudo devendo não se entregar aos prazeres, semracionalmente saber a hora de agir em determinada situação. Assim caracterizando o sujeito racional.

3- Em que consiste a autopreservação do eu?

Consiste em acabar com tudo o que possa desequilibrar eprejudicar as atitudes prudentes e estratégicas, como se amarrar ao mastro do navio pois sabia o fascínio que o canto das sereias causavam nos homens.

4- “A viagem de Ulisses é a viagemmetafórica que a humanidade precisou realizar para efetuar a passagem da natureza para a cultura; do instinto para a sociedade...”. Explique.

O sacrifício organiza a identidade do homem com as forças danatureza, objetivando purificar-se da natureza no interior da própria humanidade, acontecendo quando a consciência se encontra em perigo obrigando a tomar uma decisão racional. Causando assim a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!