fisica nuclear

Páginas: 7 (1748 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014









TRABALHO DE FÍSICA

















FÍSICA NUCLEAR


































INTRODUÇÃO
Os estudos sobre a física nuclear começam a partir dos constituintes e interações dos  núcleos atômicos. As aplicações mais conhecidas da física nuclear são a geração de energia nuclear, armas nucleares, mas a investigaçãotem proporcionado aplicação em muitos campos, como em medicina e ressonância magnética, implantação de íons em energias matérias e datação por radio carbonetos em geologia e arqueologia.
A história da física nuclear como uma disciplina distinta da física atômica começa com a descoberta da radioatividade por  Becquerel(1896), enquanto realizava investigações sobre fosforescência. A descoberta doelétrons por J. J. Thomson um ano mais tarde, foi uma indicação de que o átomo tinha estrutura interna. Na virada do século 20, o modelo aceito do átomo era o de J. J. Thomson de que o átomo era uma grande bola carregada positivamente com pequenos elétrons carregados negativamente embutidos dentro dele ou seja o famoso ‘pudim de ameixas’. Na virada do século, os físicos também tinham descobertotrês tipos de radiação que emana de átomos, tais foram chamadas de alfa (α), beta (β) e radiação gama (γ).
A física nuclear tem como foco principal o estudo dos núcleos atômicos. Os estudos que estão ligados diretamente ao surgimento do universo sua evolução e sua estrutura são realizados pela física nuclear. São várias as questões levantadas desde a antiguidade que ficaram sem respostas oucom explicações pouco plausíveis no campo da ciência, isto fez com que os estudos abrangessem mais campos de conhecimento desde as partículas fundamentais até as estruturas que formaram o universo. Segundo Domiciano Marques a Física Nuclear está centrada em entender de fato as propriedades básicas dos núcleos e também da matéria nuclear visando fornecer uma teoria mais completa sobre os núcleosmais complexos.























NÚCLEO ATÔMICO
O núcleo atômico é constituído por prótons, que possuem carga elétrica positiva, e nêutrons que possuem ambas as cargas elétricas, o que a torna neutra. O núcleo é o corpo central do atamo, eletricamente positivo, que compreende  quase toda a massa. A sua massa é aproximadamente a mesma e o seu valor écerca de 1836 vezes a massa do elétron.No núcleo atómico atuam forças de pequeno  alcance, que mantêm as referidas partículas unidas (forças nucleares). Estas forças tem intesidade, sendo contrariadas pelas forças repulsivas que atuam entre os prótons.
Historicamente, vários modelos foram propostos para o núcleo, entretanto o panorama do núcleo atômico só foi ficando mais claro quando a estrutura das própriaspartículas prótons e nêutrons foi sendo desvendada, demonstrando que estas não eram assim verdadeiramente elementares.

* PROPRIEDADES DO NÚCLEO ATOMICO
As características mais importantes do núcleo são a sua carga e massa. A carga do núcleo atômico é determinada pelo número de cargas positivas que contém. O portador da carga elementar, no núcleo é o próton. Já que o átomo como um todoé eletricamente neutro, a carga nuclear determina simultaneamente o número de elétrons em torno do núcleo.
Observação:
* Carga elementar:  
* As forcas nucleares são independentes das cargas que as partículas possuem.
* As forças nucleares são as mais intensas da natureza.
* As forças nucleares são rapidamente saturadas por núcleos vizinhos.






ENERGIA NUCLEAR
Éa energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa observada por Einstein, segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn,  Strab



mann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear.
Dentre as principais formas de produção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica nuclear
  • Fisica nuclear
  • Fisica Nuclear
  • Fisica Nuclear
  • Fisica nuclear
  • Física Nuclear
  • Fisica nuclear
  • fisica nuclear

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!