como funciona uma eclusa

Páginas: 2 (401 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Como funciona uma eclusa?
Obra de alvenaria que, munida de comportas, forma uma câmara destinada a tornar navegável um curso de água. Ela atua como um verdadeiro elevador aquático, ajudando naviosa transpor rios ou canais onde existe desnível no terreno. Esse desnível pode ser provocado pela construção de uma barragem ou uma hidrelétrica, por exemplo. A eclusa nada mais é que uma grande câmarade concreto com dois enormes portões de aço. Depois que o navio entra, os portões são fechados. Quando a embarcação passa do ponto mais baixo para o mais alto, a água entra e eleva o navio. Quando ocaminho é o inverso, a água escoa e a embarcação desce. O truque desse estranho elevador é a tubulação por onde a água entra e sai. "O segredo está nas válvulas. A eclusa funciona sem necessidade debombas e nenhuma energia é gasta para erguer o navio. Tudo é feito aproveitando o peso da própria água".
Dependendo da diferença de altitude entre o corpo d’água a montante e o corpo d’água a jusanteda eclusa, ela pode ser classificada em: eclusa de baixa queda, eclusa de média queda, eclusa de alta queda e eclusa de altíssima queda.
O tamanho da queda influencia em fatores importantes como amaior ou menor propensão à formação de turbulência, o tempo de enchimento e esvaziamento, variação maior ou menor no pico das vazões de enchimento/esvaziamento, problemas de cavitação, velocidade decondução nos tubos de enchimento/esvaziamento e a necessidade de sistemas mais eficientes dissipadores de energia. Conforme aumenta o tamanho da queda, aumenta consequentemente a complexidade da eclusa.Eclusa de Barra Bonita (detalhes)
Localização Rio Tietê, Bacia do Rio Paraná , Município Barra Bonita (SP)
Finalidade Geração de Energia Elétrica
Volume Concreto: 500000 m3Barragem Principal Tipo: Concreto Comprimento: 287
Casa de Força Tipo Estrutural: Abrigada, Potência Unitária: 36,024 MW, Número de
Unidades: 4.
Vertedoura Tipo: Superfície Comporta: Segmento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eclusa
  • Eclusa
  • ECLUSA
  • ecluSAS
  • Eclusas
  • Eclusa
  • Eclusas
  • Eclusas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!