Canal da mancha

Páginas: 14 (3307 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
IUESO - INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

CANAL DO PANAMÁ

Disciplina: Atividades Práticas Supervisionadas (APS)

Integrantes:
Robson Araújo Lopes
Heitor Antônio O. Lopes
Lemuel Zafenate
Jeeslley Sardinha

GOIÂNIA
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO | PÁG. 03 |
CANAL DO PANAMÁ | PÁG. 04 |
CONCLUSÃO | PÁG. 10 |
REFERÊNCIASBLIBIOGRÁFICAS | PÁG. 11 |

INTRODUÇÃO

Localizado no istmo do Panamá, na América Central, o Canal do Panamá foi construído entre 1908 e 1914 para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. O local foi escolhido por ser o istmo a parte mais estreita do continente americano. A primeira proposta de se construir o canal é de 1534, sob o reinado do imperador espanhol Carlos 5º.
A travessia do Canal doPanamá é feita por três comportas, em que a água funciona como um elevador. Vindo do Atlântico, por exemplo, o navio entra na comporta, com a água no mesmo nível do oceano. Os portões são fechados e as válvulas de enchimento abertas. A água entra através de poços do piso, elevando o navio 26 metros, até o nível do Lago de Gatun. As válvulas são fechadas e os portões superiores abertos. O navio saida comporta para o lago. E segue para as outras comportas, onde acontece o processo inverso de descida até o nível do oceano Pacífico.
Em nosso trabalho o objetivo é explicar como funciona, contudo, o Canal do Panamá. Como é administrada, como se faz a travessia, disputa política, sua história e muito mais.

CANAL DO PANAMÁ

Unir o oceano Atlântico ao Pacífico é uma ideia que surgiu no século16, com a colonização da América espanhola. A descoberta das jazidas de ouro e prata na costa do Pacífico, sobretudo no Peru e no México, aguçou o interesse dos europeus de encontrar uma forma eficaz de transportar toda essa fortuna. Ouro é bom, mas pesa. Até então, o acesso à costa do Pacífico só era possível com a circunavegação da América pelo sul, passando pelo estreito de Magalhães. Além dalonga distância, os ventos e as fortes correntes marinhas tornavam a viagem um inferno. E os naufrágios, frequentes.
Tão preciosa carga merecia uma rota mais segura e rápida. Dona de praticamente o continente todo, a Coroa espanhola traçou no mapa a menor distância para dividi-lo em dois: nascia a Rota Imperial, que cortava o istmo do Panamá, bem no meio do continente. Na época, a travessia podiaser feita de duas maneiras. Utilizando somente via terrestre, da cidade de Panamá (costa oeste) a Portobelo (costa leste), seguia-se em lombo de mulas numa viagem que demorava cerca de 12 dias. Pela via terrestre-fluvial, alternando mulas e jangadas pelo rio Chagres, os espanhóis levavam até 30 dias.
A riqueza que cruzava esses quase 90 quilômetros atraiu a atenção de aventureiros, ladrões etraficantes de todas as partes que, às vezes associados a escravos fugidos (os cimarrones), conhecedores da geografia local, atacavam e incendiavam portos e vilas e assaltavam caravanas. Por 200 anos, mesmo após o declínio da mineração, o lugar foi o mais perigoso do continente.
Em 1821, o Panamá declarou-se independente da Espanha e aderiu à Grã-Colômbia (Nova Granada, Venezuela e Equador),libertada dois anos antes por Simon Bolívar. Mas foi a descoberta de ouro na Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, que alterou de vez a história do lugar. O ouro estimulou a criação de uma nova passagem interoceânica e, a partir de 1842, companhias americanas de navios a vapor já operavam ligando as costas ocidental e oriental dos Estados Unidos ao Panamá. Entre 1850 e 1855, um consórcio privadoamericano construiu a primeira estrada de ferro interoceânica das Américas, a Ferrovia do Panamá. Em duas décadas, quase 400 mil passageiros viajaram do Panamá à Califórnia.
No final do século 19, uma nova disputa política levou turbulência à região. Estados Unidos e Inglaterra brigavam por áreas de influência na América Latina. Ficar à margem dessa refrega acabou favorecendo os franceses, que,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Canal da mancha
  • Canal da mancha
  • Canal da mancha
  • é A Mancha
  • Houve Muitas Tentativas De Ligar A Fran A Na Inglaterra Pelo Canal Da Mancha Antes De Constru Rem O Eurot Nel
  • Canais
  • Canais
  • Canal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!