ecluSAS

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
Introdução
Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). As Eclusasfuncionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do rio. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo ladojusante e permanece na câmara. Acomporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante podeser aberta e a embarcação sai da eclusa.

Objetivo
Objetivo geral desse trabalho é explicar o funcionamento de uma Eclusa, que nada mais é do que o mecanismo onde é possível transportar barcospor canais com diferenças de altitude através de um sistema de comportas. Quando a embarcação precisa descer o rio ela entra na câmara pelo lado montante da eclusa. A seguir, fecha-se acomporta demontante e esvazia-se gradualmente a câmara até que se atinja o nível do reservatório inferior. A porta de jusante é aberta e a embarcação sai da eclusa. As operações de enchimento e esvaziamento da câmarasão geralmente feitas por gravidade com a ajuda de pequenas comportas e válvulas.





Matérias Utilizados
*Vidro Transparente
*Silicone
*Água
*Borracha de Camará
*Bombinhas de AquárioConclusão
A eclusa atua como um verdadeiro elevador aquático, ajudando navios a transpor rios ou canais onde existe desnível no terreno. Esse desnível pode ser provocado pela construção de umabarragem ou uma hidrelétrica, por exemplo. A eclusa nada mais é que uma grande câmara de concreto com dois enormes portões de aço. Depois que o navio entra, os portões são fechados. Quando a embarcaçãopassa do ponto mais baixo para o mais alto, a água entra e eleva o navio. A eclusa funciona sem necessidade de bombas e nenhuma energia é gasta para erguer o navio. Tudo é feito aproveitando o peso da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eclusa
  • ECLUSA
  • Eclusas
  • Eclusa
  • Eclusas
  • Eclusas
  • Eclusas
  • Eclusa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!