Como ensinar historia nas series iniciais

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Diante de tanta transformação global é de suma importância o aluno compreender o mundo exterior, e a história é a base fundamental para a construção de sua própria identidade no meio social, bem como compreender a influência dos aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos. Segundo as palavras de Cruz (2003, p 2) é de suma importância já que para este autor: Estudar História na EducaçãoInfantil e no Ensino Fundamental resulta em uma grande contribuição social. O ensino da História pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva. Sendo assim, o ensino de História nas séries iniciais e educação infantil devem promover a reflexão, e cabe ao professor fazer com que estareflexão seja efetivada, ainda que de modo tímido.
O estudo de História nas séries Iniciais deve partir da própria história de vida do aluno, avançando para o estudo da história local que deve ser apresentada como algo, vivo, vibrante, capaz de despertar paixão e colaborar para a compreensão do mundo. Ressalta-se a importância dos PCNs de História para o Ensino Fundamental, estes elucidam que opapel do ensino de História está vinculado à produção da identidade e que: A opção de se introduzir o ensino de História desde os primeiros ciclos do ensino fundamental explícita uma necessidade presente na sociedade brasileira e acompanha o movimento existente em algumas propostas curriculares elaboradas pelos estados.
(...) A demanda pela História deve ser entendida como uma questão da sociedadebrasileira, ao conquistar a cidadania, assume seu direito de lugar e voz, e busca no conhecimento de sua História o espaço de construção de sua identidade. (BRASIL, 1997, p.4-5).
Neste sentido, o papel do professor é preparar-se para que esta construção da identidade seja estimulada, para que a História enquanto veículo de identidade e de memória jamais seja tido como decorativos e desestimulantes.Para que isto não aconteça faz-se necessário que na história ensinada, haja um consenso entre os historiadores, pedagogos, professores e políticas educacionais, no sentido de cuidar dos limites do uso do saber histórico factual 4 e sua postura meramente reprodutora.
Desse modo, Fonseca (1997, p. 18) destaca que: A proposta de metodologia de Ensino de História que valoriza a problematização, aanálise crítica da realidade, concebe alunos e professores como sujeitos que produzem história e conhecimento em sala de aula. Logo, são pessoas, sujeitos históricos, que cotidianamente atuam, transformam, lutam e resistem nos diversos espaços de vivências: em casa, no trabalho, na escola, etc...
Essa concepção de ensino e aprendizagem facilita a revisão do conceito de cidadania abstrata, pois elanem é apenas herdada via nacionalidade, nem liga-se a um único caminho de transformação política. Ao contrário de restringir a condição de cidadão a de mero trabalhador e consumidor, a cidadania possui um caráter humano e construtivo, em condições concretas de existência.
Assim, concordando com as palavras da autora, o ensino de História nas séries iniciais deve ter esse caráter transformador,despertando o aluno para a condição de sujeitos que fazem História ao longo do tempo e dos espaços.
A construção de novas formas de intervenção no ato de fazer história precisa perceber a escola como uma instituição social plural, que se educa para a vida e para a cidadania, e que, portanto, segundo Fonseca (2008, p. 101): Nesse contexto sociocultural e educacional processa-se de forma intensa odebate acerca dos paradigmas, das relações entre os padrões e níveis de conhecimento, das concepções de educação e da escola, o que evidência a necessidade de repensar as práticas pedagógicas dos professores no interior dos diferentes espaços educativos.
Isso não é novidade. Entretanto, há sim algo novo nessa discussão: a abordagem das formas e relações entre conhecimentos e metodologias. A meu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensinar geografia nas séries iniciais
  • Como ensinar a ler mapas na séries iniciais
  • O Ensino de história nas series iniciais
  • O ensino de história nas séries iniciais
  • O ensino de Historia nas series iniciais
  • O ensino de história nas séries iniciais
  • Como ensinar a ler e escrever nas séries iniciais do ensino fundamental.
  • A importância do ensino de história nas séries iniciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!