DESENHO TECNICO

Páginas: 8 (1940 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015














TRABALHO DESENHO TÉCNICO











Buritis – MG
Março 2015



Curso: Técnico em Edificações
Turma: C.T.E – 036
Disciplina: Desenho Técnico
Aluno: Leandro Pereira de Morais








TRABALHO DESENHO TÉCNICO
(Itens técnicos necessários para cada elemento gráfico de um desenho)











Buritis – MG
Março 2015

INDRODUÇÃO
Na arquitetura, naengenharia e no design ou desenho industrial, os desenhos técnicos são feitos por profissionais capazes de representar a ideia de um produto através de formas, dimensões e posições. Os projetistas utilizam-no para se comunicar com o fabricante e seu objetivo é atender as diferentes necessidades dessas áreas do conhecimento.
A diferença entre desenho artístico e técnico é que o primeiro é capaz de produziremoções e retratar o mundo do artista, já o técnico facilita, descreve e representa uma ideia por meio de regras e procedimentos. Números, linhas, símbolos, letras em conjunto são descritos internacionalmente e através de várias normas é a linguagem gráfica que facilita o entendimento dos desenhos.
Para interpretar e executar o desenho técnico, é necessário passar por um treinamento adequado. Éesse profissional que irá transcrever figuras planas, a fim de representar formas espaciais. É preciso enxergar o que não se vê e ter capacidade para entender as figuras. A essa perspectiva, dá se o nome de visão espacial.
Planta Baixa
Conceito
É o nome que se dá ao desenho de uma construção onde cada ambiente é visto de cima feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de1,5m a partir da base. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura. Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível.
Denominação e Quantidade
Para adequação a norma NB-140, é utilizada as denominações “PISO” e “PAVIMENTO”, nãopodendo ser empregada a terminologia “ANDAR”. Toda construção projetada para um único piso terá a necessidade somente de uma única planta baixa, que será denominada simplesmente “Planta Baixa”. Em construções projetadas com vários pavimentos, será necessária uma planta baixa para cada pavimento distinto arquitetonicamente. Vários pavimentos iguais terão como representação uma única planta baixa, queneste caso será chamada de “Planta Baixa do Pavimento Tipo”. Quanto aos demais pavimentos, o título da Planta recebe a denominação do respectivo piso. Por exemplo: Planta Baixa do 1º Pavimento, Planta Baixa do subsolo, planta baixa da cobertura, planta baixa da sobre loja, e assim por diante.
Composição do Desenho
Como em todos os desenhos técnicos, a representação gráfica não se constituirá apenasna reprodução do objeto, mas também na complementação através de um determinado número de informações, ou indicadores. 
Do ponto de vista didático, convém então dividir os elementos gráficos em dois grupamentos:
Elementos construtivos
Paredes e elementos estruturais; aberturas (portas, janelas, portões); pisos e seus componentes (degraus, rampas, escadas); equipamentos de construção (aparelhossanitários, roupeiros, lareiras); aparelhos elétricos de porte (fogões, geladeiras, máquinas de lavar) e elementos de importância não visíveis.
Representação das informações
Nome das dependências; áreas úteis das peças; níveis; posições dos planos de corte verticais; cotas das aberturas; cotas gerais; outras informações.

Seqüência de Montagem de uma Planta Baixa
A seqüência de etapas descriminada aseguir procura indicar o caminho mais lógico a ser seguido no desenho da Planta Baixa de um projeto de arquitetura. Na seqüência apresentada, além de uma maximização da racionalização do uso do instrumental de desenho, procura-se um andamento lógico que, inclusive, viabilize uma conferência do desenho e sua elaboração e minimize ao máximo a probabilidade de erro.
1ª ETAPA (com traço bem fino –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho tecnico
  • Desenho técnico
  • Desenho tecnico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!