coeficiente de solubilidade

Páginas: 13 (3047 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE

substância solubilidade
sal comum 36,0
açúcar 33,0
cloreto de chumbo 0,99
cal apagada 0,16
sulfato de bário 2,53x10-4
silicato de magnésio (talco) ≈ 0
iodo sólido 0,016
bicarbonato de sódio 9,6
sulfato de cobre 20,7
cloreto de potássio 7,4
éter dietílico 222,0
A solubilidade é uma propriedade específica que depende da natureza das substâncias envolvidas(soluto e solvente) e da temperatura do sistema. Devido à extensa utilização desse tipo de propriedade, para um grande número de substâncias o valor da solubilidade em várias temperaturas já foi determinado com grande precisão.
A solubilidade é normalmente definida como a quantidade máxima (em massa) de determinada substância que é possível dissolver num volume determinado de solvente. Para umatemperatura definida, a solubilidade de uma substância sólida pode ser expressa em gramas de soluto por litro de solução (g/L) ou gramas de soluto por cm3 de solução (g/cm3).


Podemos estabelecer uma relação entre diferentes solutos e as características de suas soluções aquosas por meio de experimentos bem simples, feitos à mesma temperatura. Observe a situação ao lado.

A quantidade máximade sal (NaCl) que se dissolve em 100 g de H2O a 20ºC é 36 g. Essa solução é denominada solução saturada.
Solução saturada é a que contém a máxima quantidade de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura; essa quantidade máxima é denominada coeficiente de solubilidade.
Logo, o coeficiente de solubilidade do NaCl obtido é: 36 g de NaCl/100 g de água a 20ºC Uma soluçãocom quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade é denominada solução não-saturada ou insaturada. Se submetermos a aquecimento, sob agitação, o sistema formado por 100 mL de água a que se adicionam 50 g de sal, conseguiremos dissolver o sal totalmente. Deixando o novo sistema esfriar, em repouso absoluto, até a temperatura inicial (20ºC), teremos uma solução que contém maiorquantidade de soluto (50 g) do que a respectiva solução saturada (36 g). Essa solução é denominada supersaturada e é muito instável. Agitando-a ou adicionando a ela um pequeno cristal de soluto, ocorrerá a precipitação de 14 g do sal, que é exatamente a quantidade dissolvida acima da possível para saturação (36 g).
Conhecendo o coeficiente de solubilidade de uma substância, a diferentes temperaturas,poderemos construir um gráfico relacionando a solubilidade e a temperatura. Veja o exemplo do cloreto de amônio (NH4Cl):
Note que a solubilidade do NH4Cl aumenta com a elevação da temperatura (curva ascendente), que é o que se verifica com a maioria das substâncias não-voláteis.
Com relação à influência da temperatura na solubilidade de uma substância, um aspecto importante merece ser destacado:observamos, na maioria das substâncias, um aumento da solubilidade com o aumento da temperatura (como pode ser observado no gráfico ao lado, para o cloreto de amônio). Essa, entretanto, é apenas uma regra geral. Com algumas substâncias, acontece exatamente o contrário, ou seja, uma diminuição da solubilidade com o aumento da temperatura.


No gráfico ao lado, pode-se notar que os cloretos depotássio, lítio, rubídio e césio têm a solubilidade aumentada com a elevação da temperatura. Já o sulfato de lítio, tem comportamento inverso, uma vez que com o aumento da temperatura, sua solubilidade é diminuída. O aumento da temperatura praticamente não altera a solubilidade do cloreto de sódio.



EXERCÍCIOS:

O gráfico ao lado corresponde às curvas de solubilidade de três solutos (A, Be C) em 100 g de água (H2O). Analise com atenção este gráfico e responda todas as questões a baixo com base nele:

1) Qual a máxima quantidade é possível dissolver:
a) de A, em 100g de água, à 20ºC?
b) de B, em 100g de água, à 40ºC?
c) de C, em 100g de água, à 60ºC?
d) de A, em 200g de água, à 80ºC?
e) de B, em 250g de água, à 80ºC?
f) de C, em 500g de água, à 20ºC?


2) Classifique...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coeficiente de solubilidade
  • Solubilidade e coeficiente da solubilidade-química
  • Coeficiente de Solubilidade
  • Coeficiente e Curva de Solubilidade CuNO3
  • Coeficiente de Solubilidade, Exercícios
  • Relatório de Química sobre Coeficiente de Solubilidade
  • coeficientes
  • Solubilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!