Histologia

Páginas: 20 (4771 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
Tecido epitelial

Epitélio ou tecido epitelial (do latim epi+ grego thelium; acima do mamilo ) é um dos principais grupos de tecidos celulares, sendo sua principal função a de revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo. As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si (justapostas) e formam algumas glândulas.

Características:
O TecidoEpitelial (TE) possui algumas características essenciais que permitem a sua diferenciação de outros tecidos do corpo. Ocorre uma justaposição das suas células poliédricas. Esta forma pode ser justificada pela pressão exercida por outras células e a ação modeladora do citoesqueleto; a justaposição das células pede ser explicada pela pequena quantidade ou mesmo ausência de matriz extracelular. Agrande capacidade de coesão entre as células é outra característica e ocorre devido a especializações de membrana e ao glicocálix. O TE é avascularizado, fazendo da presença de lâmina basal indispensável à sua nutrição.
Funções:
A função de revestimento envolve a de proteção - como a epiderme que protege os órgãos internos de agentes externos - e a de absorção - como é o caso das mucosas.Exerce uma importante função secretora, uma vez que as glândulas são originárias do TE, e são por isto classificadas como Tecido Epitelial Glandular. Além disso, o TE exerce uma função sensorial com os neuroepitélios (ex. retina).
Tecido epitelial de revestimento:
Apresenta diversas funções, dependendo do local em que ocorrem. A epiderme tem como principais funções a proteção contra choquesmecânicos e agentes patogênicos e contra a perda excessiva de água. O epitélio que reveste o tubo digestório tem importante função na absorção de alimento e reabsorção de água. No sistema respiratório, ao nível dos alvéolos pulmonares, o epitélio encarrega-se das trocas gasosas.
- Pele - É constituída por tecido epitelial (epiderme) e por tecido conjuntivo (derme) que reveste o corpoexternamente.
- Mucosa - É constituída por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste internamente cavidades como nariz, boca, estômago etc. O papel da mucosa é dar proteção.
- Serosa - É constituída por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste
externamente o coração (pericárdio), os pulmões (pleura) e o intestino (peritônio)
A classificação dos diferentes tipos de epitélio baseia-seem diversos parâmetros,como a forma da célula e o número de camadas.
Há três tipos básicos de células, cuja nomenclatura se relaciona com a forma celular: células pavimentosas, cúbicas e cilíndricas. Há autores que se referem às células transicionais. As células epiteliais podem se dispor em uma única camada (epitélio simples), ou organizar-se em várias camadas, onde a camada mais inferiorentra em contato com a membrana basal (epitélio estratificado). No epitélio pseudoestratificado as células epiteliais parecem dispor-se em camadas, mas todas estão em contato com a membrana basal, porém nem todas alcançam à superfície livre. Além da análise que leva em consideração o número de camadas e o formato celular, os epitélios ainda podem ser classificados observando-se a presença deespecializações de superfície livre, como microvilosidades, cílios, estereocílios.
• Epitélio estratificado pavimentoso - a epiderme. Nossa pele é dividida em três
camadas: epiderme, derme e hipoderme.
• Epitélio simples pavimentoso – endotélio. O endotélio reveste os capilares,
constituindo-se de uma delgada camada celular.
• Epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ou prismático - traquéiaNa verdade, o tecido que reveste a traquéia tem apenas uma camada celular. Porém, os núcleos de suas células encontram-se em alturas diferentes, dando a impressão de estratificação (pseudoestratificado).
• Epitélio simples cilíndrico ou prismático – intestino.
Como nos demais casos, este epitélio mostra uma estreita adaptação entre a forma e a função: é simples, facilitando a difusão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histologia
  • histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • Histologia
  • histologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!