Clonagem

Páginas: 28 (6899 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
A História da Humanidade é a História da busca da imortalidade. Desde os egípcios os gregos e romanos, tal ideia povoa o imaginário colectivo de todos os povos antigos e modernos. A Clonagem, que é a temática desta apresentação será tratada sob três aspectos: o científico, o ético e o jurídico. Por se tratar de uma temática de grande controvérsia, suscita muito interesse por parte deprofissionais de diversas áreas de estudo, buscando o aprofundamento e discussão desta matéria. Ao inciarmos a abordagem da clonagem em seus aspectos éticos, evidenciamos os motivos que levariam a clonagem , que seriam: - A ideia da imortalidade da alma; Reservas de órgãos para transplante; Reprodução de cônjuge falecido ou outros familiares; Tratamento de um irmão doente, e também impossibilidade deprocriação natural.
VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
2 de 24
VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
Introdução
A Clonagem, que é a temática desta apresentação será tratada sob três aspectos: o científico, o ético e o jurídico.
Por se tratar de uma temática de grande controversia, suscita muito interesse por parte de profissionais de diversas àreas de estudo, buscando o aprofundamento e discussãodesta matéria.
Em relação aos aspectos científicos, vai ser abordado o conceito de clonagem, os métodos de clonagem, a seguir relatos sobre a ovelha Dolly. Será feito, também, um breve histório da clonagem, bem como será apresentado os tipos de clonagem, e a clonagem reprodutiva e a clonagem terapêutica.
1 – Clonagem – Aspectos Científicos
Para uma compreensão mais apropriada do que vem a sera clonagem, há que primeiro entender a etimologia da palavra clonagem:
“Em grego o termo Klôn referia-se a pequenos ramos, broto de um vegetali”.
Actualmente o termo deixou de evocar a horticultura para significar a manipulação da vida animal.
E segundo Luís Archerii (2006):
“A clonagem dá-se na natureza a uma variedade de níveis e significa sempre o processo que conduz à formação de duas oumais entidades biológicas geneticamente iguais. Essas entidades poderão ser genes, células ou organismos completos”.
Segundo Danielle Bonfim (2006): “A clonagem pode ser definida como uma forma de reprodução assexuada, na qual o objectivo principal é produzir seres idênticos, perpetuando características genéticas desejáveis”.

Em humanos, os clones naturais são gémeos univitelinos, seres quecompartilham o mesmo DNA, ou seja, compostos pelo mesmo material genético originado pela divisão do óvulo fertilizado. Para Danielle Bonfimiii os gémeos não são clones, pois são diferentes dos pais. Para esta autora um ser só é considerado clone quando possui o mesmo código genético do ser que o originou, sendo portanto, uma cópia do ser original, o que não ocorre na bipartição de embriões.
3de 24
VI CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA
Para ATLAN(2005)iv os gêmeos tem genoma idênticos e aparência física semelhante, relativamente aos elementos outros são diferentes (estrutura e conexão nervosa do cérebro, estrutura dos sistemas imunitários, personalidade psíquica, influência psicológica do meio.
A – Métodos de Clonagem
Os métodos de clonagem são por cisão, por cisão ou bipartiçãode embriões, e por transferência nuclear somática:
Clonagem por cisão v – 1891 Hans Driesch demonstrou que isolando as duas células resultantes da 1ª divisão de um zigoto de ouriço-do-mar podiam obter dois animais adultos completos (foi confirmada por outros embriologistas em rãs e salamandras e tem vindo a ser utilizada na obtenção de clones de embriões de cruzamentos entre animais de elite(geralmente gado bovino). Por ser ineficiente este processo e por ter um custo elevado fez reduzir consideravelmente o número de animais produzidos por esta forma, ainda na déc.80);
Clonagem por cisão ou Bipartição de Embriões vi – Método que consiste em dividir um embrião unicelular em 2 ou mais células, de tal maneira que cada uma delas produza um embrião. Neste processo, realiza-se,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • clonagem
  • Clonagem
  • Clonagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!