Psicopedagogo

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Faculdade Joaquim Nabuco
Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicopedagogia
Profª: Sandra de Brito Lima
email: britos74@hotmail.com
Disciplina: Diagnóstico Psicopedagógico

AS DIMENSÕES DA APRENDIZAGEM

Há muitas escolas que não passam de jacarés. Devoram as crianças em nome do rigor, do ensinoapertado, de boa base, de preparo para o vestibular. É com essa propaganda que elas convencem os pais e cobram mais caro... Mas, e a infância? E o dia que não se repetirá nunca mais? (Alves, 2003, p.59-60).
Durante muitos anos os educadores estavam interessados em discutir sobre a capacidade de aprendizagem do ser humano. Nesse sentido, ainda escutamos alguns professores imprudentes dizerem: “Estealuno não aprende nada, por mais que eu fale, ele não aprende”. Hoje, as afirmações desse tipo são ultrapassadas, pois não restam dúvidas sobre o potencial da aprendizagem. Todos são capazes de aprender.
Atualmente, uma discussão pertinente entre os educadores não questiona se “o aluno aprende ou não aprende” ou “o quanto ele aprende”, mas está voltada a questões mais amplas como: “de que modopodemos favorecer a aprendizagem?”, “que ações pedagógicas adotaremos para facilitar a construção de conhecimento?”.
Essa perspectiva qualitativa (e não quantitativa) do ato de aprender é de extrema relevância ao educador porque ele tem um papel de destaque nas descobertas e na aprendizagem de seus educandos. O caráter “quantitativo” da aprendizagem, amplamente difundido na escola convencional, éum equívoco na condução do processo educacional, como nos ilustra a afirmação de Albert Einstein: “Por vezes, vemos na escola simplesmente o instrumento para a transmissão de certa quantidade máxima de conhecimento para a geração em crescimento. Mas isto não é correto. O conhecimento é morto; a escola, no entanto, serve aos vivos”. (Einstein, 1994, p.36).
Ao analisar essas considerações,concluímos que o foco da educação atual deve ser cada vez mais o processo e não o produto, porque o produto valoriza a quantidade e não contempla a qualidade da aprendizagem. Para efetivamente colaborarmos com a construção de saberes por parte de nossos alunos, é preciso conhecer as dimensões humanas envolvidas no processo de aprendizagem.
Os estudos na área da Psicologia e Psicopedagogia, geraram novosconceitos sobre as dimensões da aprendizagem humana e fornecem dados importantes para qualificarmos as interações nos ambientes educacionais. Lembramos, então, as quatro dimensões envolvidas na aprendizagem:
* Dimensão cognitiva;
* Dimensão afetiva;
* Dimensão psicomotora;
* Dimensão de fé e crenças.
A dimensão cognitiva é, sem dúvida, a mais cultuada na educação. Ela estárelacionada com a forma racional e estruturada do conhecimento. Por décadas, os educadores só olharam para esta dimensão da aprendizagem e, muitas vezes, confundiram-na com o próprio conteúdo das ações pedagógicas.
Sabemos que a cognição é fundamental à aprendizagem humana. No entanto, ela vai além do conteúdo frio, racional e estanque proposto em diversas salas de aula de nosso País. Uma visãomais atual e completa da dimensão cognitiva abarca as relações, as coordenações e as ações que o ser humano realiza em sua vida. Os domínios cognitivos englobam as distinções, as operações, os comportamentos, os pensamentos e as reflexões. Por isso, a observação da cognição na prática educativa deve incluir o domínio das ações (o saber fazer).
A dimensão afetiva da aprendizagem é a maisimportante para a educação infantil. Ela é fundamental porque as emoções perpassam todo o tipo de interação humana. Não possuímos um botão para ligar ou desligar nossas emoções, elas estão sempre presentes em nossas vidas.
Sendo a emoção intrínseca a qualquer ação humana, seja de forma direta ou indireta, a dimensão afetiva permeia e estrutura as outras dimensões do nosso ser. Até mesmo a dimensão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicopedagogo
  • Psicopedagogo
  • A formação do Psicopedagogo
  • formação psicopedagogo
  • Psicopedagogo Organizacional
  • Bullyng e o Psicopedagogo
  • O papel do psicopedagogo
  • A importancia do psicopedagogo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!