clausulas

Páginas: 2 (337 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
As cláusulas abusivas encontram-se muito presentes nos contratos de consumo atuais, o que causa um considerável desequilíbrio entre as partes contratantes. Por isso, se torna essencial identificaro que o CDC considera como cláusula abusiva e quais as conseqüências da mesma.
A boa-fé decorre dos princípios gerais do direito e atualmente não se limita apenas à boa-fé subjetiva (aquela queaponta que as partes/sujeitos devem agir com transparência), mas alcança a boa-fé objetiva (aquela que preconiza que uma parte deve zelar pela outra ao realizar um contrato e durante a execução deste -CC, art. 422).
Como visto, em toda relação jurídica deve prevalecer o princípio da boa-fé. Como conseqüência, toda cláusula que infringir este princípio é considerada, por lei, como abusiva.Cláusula abusiva é aquela desfavorável à parte mais fraca na relação contratual, que, na relação de consumo é o consumidor. A existência de cláusula abusiva no contrato de consumo torna inválida a relaçãocontratual pela quebra do equilíbrio entre as partes.
O art. 51 do CDC é um limitador do exercício do direito subjetivo, pois nele constam os casos em que existem abusividade no fornecimento deprodutos e serviços e que traduzem a não aplicação da cláusula geral de boa-fé.

Importa declarar que, havendo cláusula considerada abusiva pelo CDC, é irrelevante tratar-se de contrato de adesão ou"contrato de comum acordo": é suficiente que seja relação jurídica de consumo para que o negócio jurídico receba proteção contra as cláusulas abusivas.
Art. 51, CDC. "São nulas de pleno direito, entreoutras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
I- impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dosprodutos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos. Nas relações de consumo entre o fornecedor e o consumidor - pessoa jurídica - a indenização poderá ser limitada, em situações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clausulas
  • clausulas
  • Clausula pétrea
  • Clausula penal
  • CLÁUSULAS PÉTREAS
  • clausula penal
  • clausulas especiais
  • Clausula 46

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!