Ciclo de Cori

Páginas: 4 (837 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Ciclo de Cori
O ciclo de Cori, ciclo dos Cori ou via glicose-lactato-glicose consiste na conversão da glicose em lactato, produzido em tecidos musculares durante um período de privação de oxigénio,seguida da conversão do lactato em glucose, no fígado.

Descrição geral
O ciclo de Cori é uma cooperação metabólica entre músculos e fígado. Com um trabalho muscular intenso, o músculo usa oglicogénio de reserva como fonte de energia, viaglicólise. Ao contrario do que muitos pensam não é o acumulo de lactato no músculo que causa dor e fadiga muscular. Os músculos são capazes de manter a cargade trabalho na presença de lactato se o pH for mantido constante.
Para obtenção de energia sob a forma de trifosfato de adenosina (ATP), a glicose é convertida a piruvatoatravés da glicólise. Duranteo metabolismo aeróbio normal, o piruvato é então oxidado pelo oxigénio molecular a CO2 e H2O.
Durante um curto período de intenso esforço físico, a distribuição de oxigénio aos tecidos muscularespode não ser suficiente para oxidar totalmente o piruvato. Nestes casos, a glicose é convertida a piruvato e depois a lactato, através da via da fermentação láctica, obtendo os músculos ATP, sem recorrerao oxigénio.
Este lactato acumula-se no tecido muscular e difunde-se posteriormente para a corrente sanguínea. Quando o esforço físico termina, o lactato é convertido a glicose através dagliconeogénese, no fígado. O indivíduo continua a ter uma respiração acelerada por algum tempo: o O2 extra consumido neste período promove afosforilação oxidativa no fígado e, consequentemente, uma produçãoelevada de ATP. O ATP é necessário para a gliconeogénese, formando-se então a glicose a partir do lactato, e esta glucose é transportada de volta aos músculos para armazenamento sob a forma de glicogénio.Estrutura química do lactato na sua formaácida.
O ciclo evita que o lactato se acumule na corrente sanguínea, o que poderia provocar acidose láctica. Embora o sangue se comporte como uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo de Cori
  • Ciclo de Cori
  • Ciclo de cori
  • Cori
  • ciclo
  • ciclos
  • CICLOS
  • Ciclos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!