Literatura Infantil

Páginas: 6 (1400 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Problemas da Literatura Infantil

Este relatório a pedido da unidade curricular “Literatura infantil ”consiste na análise dos problemas da literatura infantil.
Um dos maiores problemas destacados é na própria definição da literatura infantil, não podendo haver uma definição única, o que é considerado “um bom” livro pode sê-lo no sentido prescrito pela corrente literária/académica dominante,em termos de eficácia para a educação, aquisição de linguagem, socialização ou em algum sentido moral, religioso ou político.
Contudo existe uma ampla discordância quanto á possibilidade de se abordar a literatura infantil da mesma maneira que a literatura adulta. Com refere o autor James Steele Smith “Podemos ainda nos enredar na concepção equivocada de que a literatura infantil envolve osmesmos critérios de excelência que a literatura adulta”. A única diferença entre esse dois tipos de livros é o modo como os infantis devem ser abordados, reflecte o autor Marcus Crouch “Os livros que as crianças lerão são por nós examinados com a ajuda de todos os critérios aplicados aos livros lidos por adultos, e com um único critério adicional – a acessibilidade”.
Outro problema visível são osproblemas da escrita de livros para crianças, “o livro infantil apresenta um problema mais difícil, tecnicamente mais interessante (…) A necessidade de compreensão impõe uma obliquidade emocional, um procedimento indirecto na abordagem, que, como a elisão e a afirmação parcial na poesia, muitas vezes é fonte de força estética” afirma Jill Paton Walsh.
A leitura de literatura infantil para o adulto éum processo mais complexo do que ler um livro adulto. Tendo em conta esta afirmação, existem três situações de leitura a ser distinguidas: o adulto que lê um livro destinados a adultos, o adulto que lê um livro destinado a crianças e a criança que lê um livro destinado a crianças. Nas palavras de Patricia Wright “a leitura começa com processos de percepção e atenção que podem resultar daexperiencia passado do usuário ou da especificação do propósito da leitura”. Os leitores nunca podem compartilhar as mesmas referências que as crianças, mas precisam atentar para quatro sentidos diferentes ao mesmo tempo quando efectuam a leitura. Se a leitura for motivada por algo que não o prazer regista-se uma presença do leitor implícito. Desta forma um texto deve implicar a linguagem um leitorparticipativo, estando implícito um grau limitado de experiência.
Relacionado com as atitudes em relação aos textos infantis, existe o “peri texto”, o contexto da leitura, a atitude tomada em relação a mesma e os objectos que a circundam. A intenção do adulto ao ler o livro a criança pode diferir em vários aspectos: recomendação ou censura por alguma razão profissional ou pessoal; a preferência pessoal(politica, sexual, temática); a conveniência do conteúdo; a complexidade linguística.
Voltando a temática “do que é a literatura”, Jeremy Tambling afirma “não se pode sustentar que a categoria “literatura” tenha algum significado essencial, não há nenhum corpo de escrita que deva ser estruturado como tal, como depósito de valores culturais ou de tradições importantes”. É importante para oslivros infantis em que a oralidade, a subcultura ou anticultura, ou a cultura paralela da infância são factores relevantes na interpretação dos textos, portanto literatura é um termo muito persuasivo. A primeira distinção entre o que se pensa ser literatura e o que ela, em termos lógicos ou conjecturais pode ser.
As definições de literatura podem ser convenientemente separadas em características,normas culturais e segundo o uso que os indivíduos dão, assim a classificação é determinada pelo contexto cultural.
Ou seja, o único elemento que distingue a literatura infantil é o seu público. O livro será usado não para acolher ou modificar opiniões mas para formar as opiniões das crianças. Os textos para crianças envolvem aquisição de cultura e da língua.
Outro problema mencionado é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura Infantil
  • Literatura infantil
  • literatura infantil
  • literatura infantil
  • literatura infantil
  • Literatura Infantil
  • Literatura infantil
  • Literatura Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!