GLICONEOG NESE

Páginas: 4 (992 palavras) Publicado: 9 de junho de 2015
GLICONEOGÊNESE
As moléculas de glicose entram no fígado pela Glut-2 , lá são estocadas na forma de glicogênio , uma reserva de glicose que supre as células por 12 horas. O processo de estocagemchama-se de GLICOGÊNESE.
O glicogênio tem a função de armazenar glicose para usos metabólicos. Quando não houver disponibilidade de glicose na dieta ou quando o fígado esgotar seu suprimento deglicogênio, a glicose será sintetizadaa partir de precursores não glicídicos pela gliconeogênese. A gliconeogênese fornece uma porção substancial da glicose produzida em seres humanos em jejum, mesmo algumashoras após a alimentação, ela ocorre no fígado e, em menor grau, nos rins.
Os precursores não-glicídicos que podem ser convertidos em glicose incluem os produtos da glicólise lactato e piruvato, osintermediários do ciclo do acido cítrico e as cadeias carbonadas da maioria dos aminoácidos. Em primeiro lugar, entretanto, todas essas substânciasdevem ser convertidas no composto de quatro carbonosoxaloacetato, que é ele próprio um intermediário do ciclo do acido cítrico. A bioquímica dos mamíferos é centrada no metabolismo energético e na biossíntese de glicose e a partir de precursoressimples. Os principais precursores gliconeogênicos nos mamíferos são o lactato e quase todos os aminoácidos, especialmente a alanina. Glicerol, que é produzido a partir da hidrólise dos triacilgliceróis,também é um substrato da gliconeogênese.Ele entra na via após sua conversão em di-hidroxiacetona fosfato. Os precursores oriundos de tecidos que não fazem a gliconeogênese precisam antes sertransportados até o fígado para serem usados como substrato nessa via metabólica.
A geração de oxalacetato a partir de piruvato ou de intermediários do ciclo de ácido cítrico ocorre apenas na mitocôndria.Para que a gliconeogêneseocorra, o oxalacetato deve deixar a mitocôndria para ser convertido a PEP, ou o PEP formado na mitocôndria deve passar para o citosol.
A. Lactato

A glicólise geragrandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioqu Mica 9 Glicog Nese Glicogen Lise E Gliconeog Nese
  • RESUMO Glic Lise Gliconeog Nese Ciclo De Krebs E Fosforila O Oxidativa
  • Roteiro De Estudo Glicolise Gliconeog Nese Glicog Nio Krebs FosfOxid ViaPentoses
  • 16 Tema 2008 Glicog Nese 2C Glicogen Lise E Gliconeog Nese Tema 16 28tem Notas 29
  • ABIOG NESE
  • Gametog Nese
  • Gametog Nese
  • BIOG NESE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!