Ciclo Celular

Páginas: 11 (2523 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
O CICLO CELULAR

Maximiliano Mendes - 2012

O ciclo celular é basicamente o período de vida de uma célula. As células passam a existir no momento em que surgem a partir da divisão de outra, pré-existente, chamada célula mãe ou célula parental. O ciclo termina quando a célula se divide e deixa de existir, gerando duas células filhas.

O ciclo é dividido em duas etapas:Interfase: compreende aproximadamente 95 % do tempo. É o período entre duas divisões celulares, no qual a célula está executando suas funções normais, inclusive se preparando para a divisão.
Divisão celular ou fase M: é o fim do ciclo celular, onde, como mencionado, uma célula mãe se divide e deixa de existir ao mesmo tempo em que gera duas células filhas.


A figura abaixo mostra o ciclo celular resumido de umacélula qualquer contendo dois cromossomos. Durante a interfase houve o crescimento da célula e a duplicação dos cromossomos. Nesse texto utilizaremos a mesma célula em todas as figuras e exemplos. Uma célula hipotética contendo dois cromossomos homólogos (verde claro e verde escuro).




Supondo uma célula humana cujo ciclo dure 24 h, a divisão duraria aproximadamente 1 h.

INTERFASENesse período a célula cresce, podendo ficar até com o dobro do tamanho, executa suas funções metabólicas normais e duplica seu DNA. Além disso, como mencionado, nesse período ela se prepara para a divisão. A interfase é dividida em três subfases:

G1 (Gap 1 – Intervalo 1): antecede a duplicação do DNA. Ocorrem, dentre outras coisas, crescimento em volume e a síntese de RNA e proteínas diversas,requeridas para a subfase seguinte, como as enzimas responsáveis pelo processo de replicação do DNA.
S (Synthesis – Síntese): há a duplicação do DNA e dos centrossomos. Os centrossomos ou centros organizadores de microtúbulos são organelas não membranosas, constituídas de uma matriz de fibras de proteínas de onde partem microtúbulos (o que é uma matriz? É um lugar “mãetriz”, onde se gera algo).Estão envolvidos no processo de divisão celular, pois formam uma rede de microtúbulos que movimentam os cromossomos, como veremos posteriormente. Geralmente há um por célula, localizado perto do núcleo, e nas células animais os centrossomos possuem um par de centríolos.
G2 (Gap 2 – Intervalo 2): antecede  a divisão. Ocorrem crescimento e síntese de macromoléculas (como por exemplo: microtúbulos).Os centrossomos começam a migrar e se distanciam um do outro.
*G0: caso não precise se dividir no momento ou seja um dos tipos celulares que consideramos que praticamente não se dividem mais, como os neurônios e células musculares esqueléticas, a célula entra em um estágio quiescente chamado G0 antes de finalizar G1. Se houver a necessidade de a célula se multiplicar, ela pode, do estágioG0 retornar ao G1. Um exemplo são os fibroblastos, localizados na derme da pele. Essas células permanecem em G0, porém, se houver uma lesão na pele, elas passam ao estágio G1 e começam a se multiplicar para reparar a lesão.


Na figura abaixo é feita uma comparação entre uma célula antes e depois da interfase.




É importante destacar que nem sempre ocorre crescimento antes de uma célula sedividir. É o caso, por exemplo, das primeiras divisões que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário dos animais.

DIVISÃO CELULAR (fase M).

Finda a interfase a célula pode se dividir. Damos o nome de mitose ao processo padrão de divisão celular que estudamos no ensino médio. Entretanto, na verdade, mitose é um termo que se refere apenas à divisão do núcleo da célula, ao passo que a divisãocelular propriamente dita, a divisão citoplasmática, é chamada citocinese. Por convenção vamos admitir que a mitose seja o processo de divisão celular completo no qual normalmente uma célula mãe cresce, duplica seu material genético e gera duas células filhas com o mesmo número de cromossomos dela.

Funções da divisão celular:

Crescimento de organismos multicelulares: você começou a existir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciclo celular
  • Ciclo celular
  • Ciclo Celular
  • ciclo celular
  • Ciclo Celular
  • Ciclo celular
  • ciclo celular
  • Ciclo Celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!