ciclo celular

Páginas: 11 (2587 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
SINALIZAÇÃO E CICLO CELULAR

Todos os processos biológicos habitualmente são chamados de ciclos. Ciclo da vida, ciclo metabólico e ciclos fisiológicos. Toda forma de vida é dada de uma geração a outra havendo renovação contínua ou retorno a um estado inicial para que o processo ocorra novamente.

A teoria celular afirma que, células novas são produzidas apenas e a partir de outras célulasvivas existentes e este processo ocorre pelo processo denominado de divisão celular.

Todas as células ou organismos possuem vida. Nas células, o ciclo de vida se inicia por sua formação através da divisão celular a partir das células denominadas células-mãe, terminando com a formação das células descendentes, as células-filhas ou com o evento de morte celular.

A familiarização dos termoscélulas-mãe e células-filhas dão-se pela transmissão da célula-mãe, cópias da sua informação genética às células-filhas, tornando-se a próxima geração celular.

Cada célula-filha se dividirá muitas outras vezes pela passagem por diversos outros ciclos celulares adicionais, tornando-se células-mãe das suas células-filhas geradas através da próxima divisão celular, transmitindo as mesmas informaçõesgenéticas que recebeu quando se tornou célula-filha. Desta forma, enquanto houver vida, não existe fim para o ciclo celular que está sempre em constante renovação e reprodução celular.

Conclui-se então, que a divisão celular nada mais é do que um método de reprodução das células (característica fundamental da célula), relacionando as células-mães a suas células descendentes, denominadas comocélulas-filhas.

O ciclo celular tem como função principal contestar a diversos sinais intracelulares e extracelulares das células e coordenar essas atividades. No intracelular, há o controle e monitoramento do avanço pelo ciclo celular e no extracelular, o ciclo celular também monitora as condições fora da célula.

Basicamente, a função do ciclo celular certifica que a divisão celular não ocorraantes da duplicação exata da ampla quantidade de DNA nos cromossomos e distribua exatamente suas cópias para as células-filhas, que são geneticamente iguais.

O tempo de duração do ciclo celular é variável de acordo com os tipos de células existentes. Exemplificando, as células sangüíneas desgastadas, são removidas e substituídas a uma taxa de 100 milhões por minuto e as hemácias se reproduzemaproximadamente em 2,5 milhões por segundo para manter seu número constante, uma vez que sua média de vida é de 120 dias.

Um indivíduo adulto tem em sua formação cerca de 10¹³ bilhões de células e todas essas, derivadas apenas de uma única célula, chamada de zigoto. As divisões celulares não se interrompem em um adulto, aquele que já parou de crescer, elas ainda continuam ocorrendo ao longo dasua vida para que substituam as células que estão envelhecendo ou morrendo. Esta produção e reprodução de células têm de ser reguladas perfeitamente para que na formação de células novas, haja a compensação das perdas das células mortas e velhas, e que o total equilíbrio desta formação seja mantido.

O estágio na qual uma célula passa de uma divisão celular à outra, constituem o ciclo celular(figura 1). O ciclo celular é divido em quatro fases, sendo as duas principais, com base nas atividades celulares a fase M e a interfase. A fase M constitui no processo de divisão do núcleo, no processo chamado mitose e na divisão da célula, processo denominado citocinese (divisão do citoplasma). A interfase compreende os períodos G1, S e G2. A interfase é considerada uma fase de repouso, porém, umaimportante etapa, já que é nesta fase onde ocorrem as funções mais importantes do ciclo celular, tanto no núcleo quanto no citoplasma.



Interfase e a replicação do DNA

A replicação do DNA ocorre na fase interfase, no final da divisão celular, onde as células filhas recebem a mesma informação genética que transmitidas pelas células-mãe. A vida das células que se dividem, passam por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Celular
  • ciclo celular
  • Ciclo celular
  • Ciclo Celular
  • Ciclo Celular
  • Ciclo celular
  • ciclo celular
  • Ciclo Celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!