Chavetas

Páginas: 3 (639 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
A gora você já tem uma noção dos elementos de máquinas mais usados para fixar peças: rebite, pino, cavilha, contrapino ou cupilha, parafuso, porcas, arruela e anéis elásticos. Para completar oestudo feito, vamos abordar, nesta aula, mais um elemento de fixação: chavetas .
É um elemento mecânico fabricado em aço. Sua forma, em geral, é retangular ou semicircular. A chaveta se interpõe numacavidade de um eixo e de uma peça. A chaveta tem por finalidade ligar dois elementos mecânicos.
13 A U L A
Introdução
Chavetas
13 AULA Classificação: As chavetas se classificam em: · chavetas decunha; · chavetas paralelas; · chavetas de disco.

Chavetas de cunha.
As chavetas têm esse nome porque são parecidas com uma cunha. Uma de suas faces é inclinada, para facilitar a união de peças.
Aschavetas de cunha classificam-se em dois grupos: · chavetas longitudinais; · chavetas transversais.
Chavetas longitudinais São colocadas na extensão do eixo para unir roldanas, rodas, volantes etc.Podem ser com ou sem cabeça e são de montagem e desmontagem fácil.
Sua inclinação é de 1:100 e suas medidas principais são definidas quanto a: · altura (h); · comprimento (L); · largura (b).
Aschavetas longitudinais podem ser de diversos tipos: encaixada, meia-cana, plana, embutida e tangencial. Veremos as características de cada desses tipos.
Chavetas encaixadas - São muito usadas. Sua formacorresponde à do tipo mais simples de chaveta de cunha. Para possibilitar seu emprego, o rasgo do eixo é sempre mais comprido que a chaveta.
Chaveta meia-cana – Sua base é côncava (com o mesmo raiodo eixo). Sua inclinação é de 1:100, com ou sem cabeça. Não é necessário rasgo na árvore, pois a chaveta transmite o movimento por efeito do atrito. Desta forma, quando o esforço no elemento conduzidofor muito grande, a chaveta desliza sobre a árvore.
Chaveta plana – Sua forma é similar à da chaveta encaixada, porém, para sua montagem não se abre rasgo no eixo. É feito um rebaixo plano....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chavetas
  • Chavetas
  • chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!