Chavetas

Páginas: 3 (628 palavras) Publicado: 15 de junho de 2012
A chaveta é uma peça de um mecanismo que serve de trava de outras peças.
Entre eixos e polias, ou entre eixos e engrenagem para que estes tenham rotação síncrona. É feita de material condizente assistema que travará (aço para sistemas de aço, madeira, ou outros). Tem a forma de um prisma de base retangular ou trapezoidal condizente à ranhura feita nos outros componentes.
Também se chama cunhaou cavilha.


Chavetas são elementos utilizados para transmissão de torque e para união entre eixo e cubo. A maioria das chavetas são chavetas planas ou quadradas. As chavetas planas têm seçãoretangular, com a menor dimensão localizada na direção radial e podem ou não ser afiladas (em cunha). As chavetas quadradas têm seção quadrada e, igualmente podem ou não ser afiladas.
Quando umachaveta está no lugar, o cubo faz pressão sobre a sua metade superior de um lado e árvore sobre sua metade inferior do outro lado, resultando um conjugado , que vai atuar tendendo a virar a chavetana sua sede. Quando a chaveta realmente vira, depende da ajustagem no topo e na base, porque o conjugado resistente atua nessas superfícies.

Chavetas planas
As ranhuras não devem ser muitoprofundas, no eixo, uma vez que a resistência diminui à medida que a ranhura se aprofunda, mas devem ser suficientemente profundas para oferecerem boa proporção. Nas tabelas a seguir encontram-se asdimensões da seção das chavetas planas e quadradas de acordo com o diâmetro do eixo.
As chavetas planas tanto retangulares quanto quadradas podem ser afiladas para facilitar a montagem eretirada do lugar e também para permitir montar o cubo apertado (justo) contra árvore. O rasgo afilado é feito no cubo e não na árvore. A alta pressão provocada pelas chavetas afiladas resulta numa grandeforça de atrito que ajuda na transmissão da potência e pode ser tão grande a ponto de induzir tensões perigosas.


Chavetas de pinos
Um pino, cilíndrico ou cônico usado como chaveta, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chavetas
  • chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!