Chavetas

Páginas: 8 (1892 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014
Sumário
1- Introdução
A ASME define uma chaveta como “uma parte de maquinaria desmontável que, quando colocada em assentos, representa um meio positivo de transmitir torque entre o eixo e o cubo”.

Figura
O ajuste da chaveta pode exigir cuidados quando a carga de torque alterna de positivo para negativo em cada ciclo. Quando o torque muda de sinal, qualquer folga entre a chaveta e o rasgoaparecerá repentinamente, tendo como resultado um impacto e altas tensões. Isso é chamado de reação. Um parafuso no cubo, colocado a 90 graus da chaveta, pode manter o cubo axialmente e estabilizar a chaveta para que esta reação não ocorra. O comprimento da chaveta deve ser 1,5 vez o diâmetro do eixo para evitar torção excessiva com a deflexão do eixo. Se for necessária maior resistência, duaschavetas podem ser usadas, orientadas a 90 e 180 graus, por exemplo.

Tabela - Chavetas padronizadas
As chavetas se classificam em:
2- Chavetas de cunha (ABNT-PB-121)
As ranhuras não devem ser muito profundas, no eixo, uma vez que a resistência diminui a medida que a ranhura se aprofunda, mas devem ser suficientemente profundas para oferecerem boa proporção. Existem tabelas em queencontram-se as dimensões da seção das chavetas retangulares e quadradas de acordo com o diâmetro do eixo. As chavetas tanto retangulares quanto quadradas podem ser afiladas para facilitar a montagem e retirada do lugar e também para permitir montar o cubo apertado (justo) contra árvore. O rasgo afilado e feito no cubo e não na árvore. A alta pressão provocada pelas chavetas afiladas resulta numa grandeforça de atrito que ajuda na transmissão da potência e pode ser tão grande a ponto de induzir tensões perigosas(quebrar o cubo).
3- Chavetas longitudinais
São colocadas na extensão do eixo para unir roldanas, rodas, volantes, etc. Podem ser com ou sem cabeça e são de fácil montagem e desmontagem.

Figura

Sua inclinação é de 1:100 e suas medidas principais são definidas por:
h = altura;l = comprimento;
b = largura;

As chavetas longitudinais podem ser de diversos tipos:
encaixada;
meia-cana;
embutida;
tangencial;
3.1- Chaveta encaixada
É muito utilizada e por este motivo sua forma corresponde ao tipo mais simples de chaveta. Para facilitar sua utilização o rasgo é sempre mais comprido que a chaveta.

Figura
3.2- Chaveta meia-cana (DIN 143 e 492)
Sua base é côncava(com o mesmo raio do eixo). Sua inclinação é de 1:100, com ou sem cabeça. Não é necessário rasgo na árvore, pois transmite o movimento por efeito do atrito, de forma que, quando o esforço no elemento conduzido é muito grande, a chaveta desliza sobre a árvore.
3.3- Chaveta plana (DIN 142 e 491)
Sua forma é similar à da chaveta encaixada, porém, para sua montagem não
se abre rasgo no eixo. Éfeito um rebaixo plano.

Figura
3.4- Chavetas embutidas
Essas chavetas têm os extremos arredondados. O rasgo para seu alojamento no eixo possui o mesmo comprimento da chaveta. As chavetas embutidas nunca têm cabeça.

Figura
3.5- Chavetas tangenciais (DIN 268 e 271)
São formadas por um par de cunhas, colocado em cada rasgo. São sempre utilizadas duas chavetas, e os rasgos são posicionados a120º. Transmitem fortes cargas e são utilizadas, sobretudo, quando o eixo está submetido a mudança de carga ou golpes.

Figura
4- Chavetas transversais
São aplicadas em união de peças que transmitem movimentos rotativos e retilíneos alternativos. Quando as chavetas transversais são empregadas em uniões 59permanentes, sua inclinação varia entre 1:25 e 1:50. Se a união se submete a montagem edesmontagem frequentes, a inclinação pode ser de 1:6 a 1:15
4.1- Chavetas paralelas ou lingüetas (DIN 269)
Uma lingueta permite ao cubo mover-se ao longo da árvore, porém impede a rotação isolada do mesmo e é usada, por exemplo, para permitir o movimento de uma engrenagem para engate ou desengate e para ligar ou desligar uma embreagem de dentes. A lingueta pode ser fixa na árvore ou no cubo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chavetas
  • Chavetas
  • chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas
  • Chavetas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!