centro de massa

Páginas: 2 (471 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2015
Vejamos a figura acima: nela podemos ver um corpo extenso, ou seja, um corpo que possui movimento de translação e movimento de rotação. Na figura vemos que uma série de fotos foi tirada, aintervalos bem pequenos, da barra de ferro em movimento. Ainda pela figura podemos ver que essa barra descreve uma trajetória parabólica. É como se toda a massa da barra de ferro estivesse concentrada em únicoponto e todas as forças que atuam em cada partícula da barra de ferro também estivessem aplicadas nesse ponto.
Esse ponto em especial é chamado de centro de massa. Um fato interessante é que o centrode massa pode estar fora do corpo. Assim sendo, a existência do centro de massa não se limita a casos de objetos rígidos, como citamos anteriormente. Ele existe também para sistemas formados porcorpos separados. O Sistema Solar, por exemplo, tem um centro de massa e é em torno desse centro de massa que giram os planetas, e não em torno do centro do Sol, embora o centro de massa do Sistema Solaresteja bem próximo do centro do Sol.
Com base nesses exemplos, já podemos perceber a importância do centro de massa na análise do movimento de um sistema de partículas. Outro fato importante que temosque mencionar a respeito do centro de massa é que:
- as forças internas não afetam o movimento do centro de massa de um sistema.
Assim, por exemplo, se durante o movimento um corpo sofrer alteraçõesapenas por efeito de forças internas, isso não irá alterar o movimento do centro de massa. Para exemplificarmos isso, vamos considerar o centro de massa do corpo humano. Quando uma pessoa está com seucorpo esticado, seu centro de massa (C) está um pouco abaixo do umbigo. Porém se ela levantar os braços ou as pernas, ou ainda dobrar o corpo, ou os braços ou as pernas, o centro de massa irá paraoutra posição.
Localização do centro de massa
Vamos agora obter a posição do centro de massa. Consideremos inicialmente o caso de um sistema formado por n partículas de massas: m1, m2, m3, ... mn e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • centro de massa
  • Centro de massa
  • Centro de Massa
  • centro de massa
  • Centro de Massa
  • Centro de massa
  • Centro de Massa
  • Centro de massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!