Caso Zara

Páginas: 11 (2521 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
RELATÓRIO INDIVIDUAL – CASO ZARA
Aluna: Priscila Matulaitis Cottarelli (313643)


1) Que recomendações você daria ao Sr. Salgado sobre o upgrade dos PDV (terminais de ponto de venda) da Zara? 
a) recomendaria atualizar o sistema operacional dos PDVs para um software mais moderno? 
b) recomendaria implantar redes de dados (físicas ou sem-fio) para interligar computadores e dispositivos naslojas? 
c) recomendaria disponibilizar aos funcionários a consulta dos inventários da sua ou mesmo de outras lojas da Zara?

Atualmente, a grande vantagem de continuarem operando com o sistema operacional antigo (DOS) é a estabilidade das operações. Ademais, além de ser um sistema altamente estável, é de fácil instalação – dispensando uma assistência técnica para novas lojas e apresentando baixo índicede reclamações – e é conhecido pelos técnicos atuais. Por seus aplicativos terem sido criados internamente, os técnicos da central em La Coruña estão amplamente familiarizados com possíveis falhas no sistema, sendo que o suporte técnico é facilmente prestado caso detectem qualquer tipo de empecilho para o bom funcionamento das lojas ou envio de dados. Resumidamente, os maiores riscos que teriam aomodificar o sistema seriam a perda de funcionalidade, aumento de custos – com assistência técnica e novos funcionários – e o mau funcionamento do novo sistema operacional que poderia comprometer todo a logística e operações da rede Zara. Todavia, há inúmeras vantagens que decorreriam desta mudança, vantagens que serão expostas a seguir de maneira detalhada.
Uma mudança drástica no sistemaoperacional dos PDVs pode ser arriscada a princípio, mas, se bem implementada pode trazer vantagens tanto para a central quanto para os lojistas. O grande diferencial da Zara é seu modelo de negócio com baixo estoque, alta rotatividade de mercadoria, prazos curtos de fornecimento e produção de produtos, tanto para reposição quanto para novas peças. Mesmo assim, o sistema atual de controle de estoquedas lojas é precário, sendo que as mesmas não tem controle automático sobre seus próprios estoques. Apesar de Salgado (diretor de TI da Inditex) dizer que os controles teóricos das lojas não precisarem ser 100% corretos, é difícil para as lojas dependerem a todo o tempo de informações vindas da central para saber quais os pedidos devem ser feitos. Além disso, há perda de eficiência e um controleproveniente da central pode conter erros substanciais que poderiam ser sanados na fonte caso cada loja tivesse seu próprio controle. Ainda mais, o modelo de negócio da Zara é considerado descentralizado, dando maior poder de decisão a funcionários e às franquias, mesmo assim, a parte de estoque – um conceito central para o bom funcionamento da rede e para seu amplo sucesso internacional – écentralizada na central o que faz os lojistas tornarem-se totalmente dependentes. Caso houvesse uma descentralização e maior comunicação entre as lojas, é possível que houvesse um aumento de vendas, uma diminuição de erros e até uma crescente agilidade na rotatividade de estoques, pois o controle dos mesmos seria mais rigoroso e a produção de novas peças para reposição melhor calculada, diminuindo aspossíveis perdas.
Por outro, haveria um aumento de gostos na área de TI e um investimento bastante grande para uma mudança rápida dos sistemas de todas as lojas Zara – mais de 500 lojas espalhadas por 45 países no mundo – sem comprometer as operações. Apesar do aumento, este ainda compensaria, pois os gastos com TI da Zara não excedem 0,5% da receita, sendo que a média do mercado de varejo seria deaproximadamente 2%. Mesmo assim, estes gastos seriam temporários até uma boa adaptação dos fornecedores, lojistas e sede da empresa. Esse aumento em custos de TI seria um investimento que depois traria melhorias para as operações em geral da Zara, tanto no controle de estoques, quanto nos pedidos e na fabricação.
Outro ponto sobre estoques das lojas é a maneira como é feita. É impensável que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso Zara
  • Caso Zara
  • caso zara
  • Caso zara
  • caso zara
  • Caso zara
  • Caso zara
  • Caso Zara

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!