Caso Schereber

Páginas: 2 (414 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
A paranóia constitui exatamente um distúrbio no qual a etiologia sexual de maneira alguma é óbvia; longe disso, as características notavelmente relevantes na origem da paranoia, particularmenteentre indivíduos do sexo masculino, são as humilhações e desconsiderações sociais. (Schereber,Capítulo IV das Memórias,p.36)”.
Esta citação e importante para começarmos uma breve análise, pois o que sepode entender é que, não será toda paranoia que desencadeara o fator do homossexualismo na pessoa, pois isso não é obvio cada pessoa tem sua patologia suas crenças e que nesta época as pessoas e elereprimiam o homossexual por conta da sociedade.
Esforçar-me-ei agora (e penso que a tentativa não é desnecessária nem injustificável) por demonstrar que o conhecimento dos processos psicológicos, quegraças à psicanálise hoje possuímos, já nos permite compreender o papel desempenhado por um desejo homossexual no desenvolvimento da paranóia. Pesquisas recentes dirigiram nossa atenção para umestádio do desenvolvimento da libido, entre o auto-erotismo e o amor objetal. Este estádio recebeu o nome de narcisismo. O que acontece é o seguinte: chega uma ocasião, no desenvolvimento do indivíduo, emque ele reúne seus instintos sexuais (que até aqui haviam estado empenhados em atividades auto-eróticas), a fim de conseguir um objeto amoroso; e começa por tomar a si próprio, seu próprio corpo, comoobjeto amoroso, sendo apenas subseqüentemente que passa daí para a escolha de alguma outra pessoa que não ele mesmo, como objeto. Essa fase eqüidistante entre o auto-erotismo e o amor objetal pode,talvez, ser indispensável normalmente; mas parece que muitas pessoas se demoram por tempo inusitadamente longo nesse estado e que muitas de suas características são por elas transportadas para osestádios posteriores de seu desenvolvimento. De importância principal no eu (self) do sujeito assim escolhido como objeto amoroso já podem ser os órgãos genitais. A linha de desenvolvimento, então,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de conclusão de módulo em clínica psicanalítica
  • ESTUDO DE CASO Schereber : Memórias de um doente dos Nervos
  • ANALISE DOS NIVEIS DE PENSAMENTO ENTRE O CASO SCHEREBER E FILME O BEBE DE ROSIMARY
  • Resumo Schereber Freud
  • Casos
  • Caso
  • caso
  • caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!