ANALISE DOS NIVEIS DE PENSAMENTO ENTRE O CASO SCHEREBER E FILME O BEBE DE ROSIMARY

1339 palavras 6 páginas
ANALISE DOS NIVEIS DE PENSAMENTO ENTRE O CASO SCHEREBER E FILME O BEBE DE ROSIMARY

CASO SHEREBER

Pensamento Sincrético:

O sentimento de ser perseguido por seu médico Flechsig recalcava, na verdade, um sentimento de amor pelo mesmo, que por ser de cunho homoerótico foi recalcado e projetado, constituindo um delírio.

Pensamento Reversivo:

Defende a si próprio e demonstra judicialmente que, apesar de julgar-se um louco, não representa perigo para a sociedade. Recebendo um cargo de expressão, ele deve retornar com a mesma grandeza, e com isso desenvolve sua primeira crise.

Pensamento Racionalizado:

As racionalizações feitas para dar conta da angústia de sua condição são seu meio de alcançar alguma satisfação, como por exemplo, através da megalomania. Sua equiparação com Deus, sua posição superior aos outros homens ao ser o único capaz de atrair para si os raios de Deus já evidenciam tal mecanismo de defesa. Além disso, serviram de base para ele reformular e conciliar suas teorias a respeito de sua emasculação, o fim da humanidade e demais delírios. O desejo homossexual, antes dirigido a Flechsig foi deslocado para Deus, para a partir da transformação do seu corpo em mulher, dar à luz à nova humanidade. Um fato inquestionável pelo seu caráter divino e providencial que possibilitou Schreber de lidar com esse desejo e com todas suas contradições. Com isso ele tenta mostrar que sua teoria esta correta.

Pensamento Classificatório:

Para Schreber começou esse pensamento com seu primeiro médico, Flechsig posteriormente todos os médicos queriam assassinar sua alma, como se fossem demônios ou deuses inferiores. Ele deixa uma possível pista dessa imposição: “Trato agora principalmente de alguns acontecimentos relativos a outros membros de minha família, que se pode pensar como relacionados com o suposto assassinato de alma”.Ora, o “assassinato de almas” consistia na “interferência do sistema nervoso de uma pessoa sobre o de outra”, “quando uma

Relacionados