149480100353

2429 palavras 10 páginas
universidade do estado do rio de janeiro centro de educação e humanidades instituto de psicologia curso de graduação em psicologia

ESTUDOS SOBRE SAÚDE MENTAL E TEXTOS PSICANALÍTICOS

beatriz martins pinto, brenda castro gomes, brenda teixeira machado de assis, Marcelle ramos barbosa

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Clínica e Saúde Mental, ministrada pela professora Doris Rinaldi, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Rio de Janeiro
2014
ESTUDOS EM SAÚDE MENTAL

Introdução

Embora a Organização Mundial de Saúde afirme que não existe definição "oficial" de saúde mental, admite-se que saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional de um individuo. Assim, não seria, necessariamente, a ausência de uma doença mental. Conforme definição dada pela secretária de saúde do Paraná: "A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções".
Pensar no tema da Saúde Mental leva a reflexão de como se tratou dessa questão nos últimos tempos. Não é necessário ir tão longe quanto às datas para encontrar os chamados “doentes mentais” sendo internados, muitas vezes a palavra mais correta seria jogados, em asilos e hospícios. O tratamento nesses locais, por vezes, buscava menos uma melhora no quadro do paciente do que um alívio para família, por exemplo. Havia, assim, um chamado da sociedade, aos quais esses locais buscavam atender, que implicava na exclusão do que era considerado anormal e indesejado.
Atualmente, os CAPS vêm cooperando para a mudança desse quadro. A sigla refere-se aos Centros de Atenção Psicossociais, que fazem parte da rede do SUS. São locais de referência no acolhimento e tratamento daqueles que sofrem de algum distúrbio mental. Os CAPS contam

Relacionados