Cartilha Parasitologia

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
REALIZAÇÃO






DISCENTES DE NUTRIÇÃO
Daiane Pontes Bezerra
Fharlley Lohann De Medeiros Rodrigues Da Silva
Luis César De Medeiros
Mikaella Hayanne Medeiros Dos Santos
Thâmara Samara Oliveira Pereira

DOCENTE
Maria Cecília Farias dos Santos

Teníase
Apesar de ser a tênia popularmente conhecida como solitária, indicando que um hospedeiro alberga apenas um parasito, naprática não se observa uma pessoa infectada com mais de uma tênia. Devido ao longo período em a T. Solium ou T. saginata parasita o homem, eles podem causar fenômenos tóxicos alérgicos , através de substancias excretadas, provocar hemorragias através da fixação da mucosa e produzir inflamação.
Sintomas
Tonturas, astenia, apetite excessivo, náuseas, vômitos, alargamento do abdômen, dores deintensidades variadas em regiões diferentes do estômago, perda de peso são alguns sintomas observados em relação, flatulência, mal estar gástrico.



Tratamento
Principalmente, utilização de niclosamida. Podem ser usadas outras drogas alternativas, como diclorofeno, mebendazol, etc. Substâncias laxantes são pouco eficazes contra as tênias, principalmente no caso da Taenia solium. A fixação doescólex no intestino é tão eficiente que, muitas vezes, apesar de o verme ser eliminado quase por inteiro, essa estrutura se mantém e origina novas proglótides.
Forma de Transmissão
Quando as pessoas comem carnes de boi ou de porco com larvas desse parasito, carnes mal passadas, alimentos crus contaminados.



Cisticercose
É uma doença causada pelo crescimento de larvas da tênia(cisticercose) no corpo de humanos ou de animais. Acomete além de humanos, os bovinos e suínos, e outros mamíferos como cães, gatos e ovinos.

Sintomas
Quando o cisticerco se localiza no cérebro, causando a chamada ‘‘neurocisticercose’’, ocorrem dores de cabeças contínuas, convulsões, sintomas de loucura. Quando se localiza na musculatura ou na coluna, ocorrem dores, dificuldade de andar. Quandose localiza nos olhos pode ocorrer cegueira!



Tratamento
São usados medicamentos antiparasitários, comumente combinados com anti-inflamatórios. Em alguns casos, é necessário extirpar a área infectada através de um procedimento cirúrgico. Não são todos os casos de cisticercose que podem ser tratados. Quando não existem lesões cardíacas, dano cerebral ou cegueira, normalmente é possível trataro paciente.

Forma de transmissão
Através de alimentos ou água contaminada com fezes de humanos portadores da tênia. Ou também quando os animais comem diretamente as fezes ou quando os animais e os humanos comem alimentos ou bebem água contaminadas com fezes dos portadores da tênia.



Tricuríase
É uma verminose causada pelo nematóide Trichuris trichiura que se localiza no intestinogrosso. Os vermes adultos medem cerca de 3 a 5cm de tamanho, sendo o macho pouco menor que a fêmea; tem cor branca ou rósea e em ambos os sexos, a parte anterior do corpo é afilada e mais longa que a posterior, que é mais larga. O macho apresenta a extremidade posterior enrolada ventralmente em espiral.
Sintomas
Há casos assintomáticos da doença quando leve, mas em geral a gravidade da infecção estarelacionada a fatores como idade do hospedeiro, estado nutricional e a distribuição dos vermes adultos no intestino. Os sintomas podem variar entre dores de cabeça, dor epigástrica e no baixo abdômen, diarreia, náusea e vômitos. Nos casos mais graves podem ter diarreia com presença se sangue, dor abdominal com tenesmo, anemia e desnutrição grave.





Tratamento
É feito com a utilização debenzoilmidazóis, como albendazol e mebendazol, drogas mais eficientes no tratamento da tricuríase humana. Dados epidemiológicos indicam que estes medicamentos são igualmente eficiente na expulsão do parasita.
Formas de transmissão
Ingestão de ovos larvados, procedentes do solo (ex: locais sem saneamento básico), água ou alimentos contaminados com fezes humanas. Também podem ser disseminados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • parasitologia
  • parasitologia
  • Parasitologia
  • Parasitologia
  • Parasitologia
  • Parasitologia
  • Parasitologia
  • Parasitologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!