Canteiros Sustentáveis

Páginas: 7 (1735 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015
1. INTRODUÇÃO
A construção civil é responsável por uma parte significativa dos impactos negativos causados ao ambiente. O canteiro de obra responde por uma grande parcela dos mesmos, podendo causar interferências no meio físico, biótico e antrópico.
Do ponto de vista ambiental esses impactos veem da demanda de insumos não renováveis e é, reconhecidamente, geradora de desperdícios e perdas. Apartir de uma análise superficial deste panorama verifica-se a necessidade de desenvolvimento de tecnologias e práticas sustentáveis.
Diante disto, este trabalho busca estudar estes impactos causados pelos canteiros, bem as possíveis maneiras de torná-los mais próximos e aceitáveis de um canteiro sustentável, bem como, a viabilidade em empreendimentos de construção civil.














2.SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A indústria da construção civil é a atividade humana mais impactante sobre o meio ambiente. Todas as etapas de um empreendimento - construção, uso, manutenção e demolição - são relevantes no que diz respeito ao consumo de recursos e geração de resíduos. Por outro lado, outros aspectos são característicos apenas em algumas etapas, por exemplo, as emissões de materiaisparticulados, ruídos e vibrações, típicas durante a construção.
A demanda insumos são recursos naturais não renováveis e é tida como grande geradora de resíduos e desperdício. Em uma análise superficial verifica-se que este panorama não é sustentável. A origem do termo sustentabilidade surgiu exatamente da preocupação com o futuro produtivo das gerações posteriores (GEHLEN, 2008).Sustentabilidade pode ser definida como “[...] a situação desejável que permite a continuidade da existência do ser humano e de nossa sociedade [...]”. “Ela busca integrar aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana com a preocupação principal de preservá-los, para que os limites do planeta e a habilidade e a capacidade das gerações futuras não sejam comprometidas”. Sustentabilidade“[...] é o objetivo máximo do processo de desenvolvimento sustentável [...]” (CÂMARA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, 2008).
Para Smeraldi (2004, apud GEHLEN, 2008), “a sustentabilidade deve ser algo dinâmico, procurando a melhoria contínua, de forma que os limites devem ser cada vez mais restritivos”. Para tanto a tecnologia aparece com função importante na busca por processos com rendimentos cada vezmelhores.
Em outras palavras a sustentabilidade é um conceito que preconiza uma produção racional, visando garantias futuras de produção com qualidade ambiental compatível.
Assim, a sustentabilidade na construção civil pode ser abordada em três níveis: construções atentas ao meio ambiente, construções sustentáveis e vida sustentável. (ROVERS, 2003 apud GEHLEN, 2008). De maneira geral, o primeironível trata da construção em si e as considerações que nela são feitas com relação à redução de impactos ambientais causados por ela, redução do consumo de energia, água e materiais.
No tocante ao segundo nível, as construções sustentáveis devem atender todos os aspectos da construção com a adição de cuidados com o meio ambiente, ou seja, fauna, flora, infraestrutura, qualidade do ar e projetourbanístico. O terceiro nível traz considerações sobre o cotidiano de operação do edifício com melhoria do bem-estar geral.
Diante destas considerações sobre a sustentabilidade surgiu a necessidade de parametrizar as diretrizes da causa. O mesmo ocorreu com as filosofias de gestão empresarial, de gestão de processos e responsabilidade sociais das empresas. Desta forma, surgem os selos decertificação, ferramentas que permitem registrar um reconhecimento de um organismo, colegiado ou conselho.
Em 1946 a Organização Internacional de Normatização (ISO) foi criada, com a função de elaborar normas internacionais de fabricação, comercialização e comunicação para todos os tipos de indústria e comércio. A série de normas ISO 9000 objetivam a padronização de um modelo de gestão que garanta a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Mais Educa O Canteiro Sustentavel
  • Canteiro de obras sustentável
  • IMPLANTAÇÃO DE UM CANTEIRO DE OBRAS SUSTENTÁVEL SOB A ÓTICA DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR
  • canteiro
  • canteiro
  • Canteiros
  • canteiro
  • Canteiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!