Canteiro de Obras_Sustentabilidade

1551 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Nos últimos cinco anos, a sustentabilidade vem ganhando força significativa no setor da construção brasileira. São inúmeros os empreendimentos de diferentes tipologias que vêm sendo objeto de práticas sustentáveis e certificação ambiental, em diferentes regiões do País. As perspectivas de crescimento do setor da construção e do mercado imobiliário são muito promissoras para os próximos anos.
A sustentabilidade há muito deixou de ser modismo, e hoje desponta como tendência no mundo para um novo modelo de desenvolvimento econômico, para uma economia verde, inclusiva e responsável.
Realmente a sustentabilidade vem assumindo importância estratégica para os governos e empresas de vários setores da economia mundial. A crise de 2008, de início, fez refluir o movimento pela sustentabilidade nos países desenvolvidos. Em um segundo momento, no entanto, ficou claro que a crise ocorreu devido à fragilidade de um dos tripés da sustentabilidade, o econômico, por conta de um sistema financeiro internacional inconsistente e insustentável.
A retomada da economia mundial com todos os seus avanços e recuos, a partir de então, vem sendo pautada pela discussão de novos modelos econômicos, com forte ênfase ambiental, social e responsável, fortalecendo os aspectos econômicos e financeiros.
Em vários países, o setor da construção civil já reconhece esta tendência, assumindo práticas sustentáveis especialmente em empreendimentos, projetos, materiais e obras e parcialmente incorporando a sustentabilidade nas empresas como um todo. Na construção civil brasileira, podemos ver esta tendência também ser reconhecida pelo crescimento acentuado de empreendimentos sustentáveis nos últimos cinco anos em vários segmentos: arenas esportivas, hospitais, shoppings e edifícios comerciais e industriais.
A construção civil causa muitos impactos ao meio ambiente, principalmente face à grande utilização de matérias-primas não renováveis, grande consumo energético e expressiva geração de

Relacionados