Cadeia de suprimentos

Páginas: 12 (2968 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
1. Problema e Questões:
Depois de analisarmos a situação apresentada, definimos o problema: “Como escolher a melhor estratégia de Varejo a fim de coordenar o sistema de abastecimento logístico?”.
Identificamos que a loja de livros fundada no século 20 apresenta necessidade de se atualizar ao cenário competitivo atual e entrar em um novo mercado em outro país que apresenta uma infraestruturatotalmente diferenciada.
Foram levantadas questões como o uso do tipo de transporte para as atividades logísticas, bem como gestão de distribuição (direta e escalonada), estratégias de reabastecimento (modal: cross-docking e transit point), centros de distribuição, infraestrutura de logística internacional (abrangendo as particularidades de cada país) e esquemas de negócio B2B e B2C com o objetivoem comum de diminuição dos custos de entrada e operação no país escolhido, Japão.
A presente pesquisa desenvolveu-se durante a semana, com pesquisa através dos livros existentes na biblioteca da PUC-Campinas.

2. Conceitos Relevantes
2.1 Gestão de Distribuição

Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha deprodução até a entrega do produto no destino final (Ballou, 1993). Após o produto pronto ele tipicamente é encaminhado ao distribuidor. O distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém dentro desse contexto existe uma série de variáveis e decisões de trade-off a serem tomadas pelo profissional delogística. A distribuição é divida em outros sub-processos tais como:
• Movimentação da linha de produção;
• Expedição;
• Gestão de estoques;
• Gestão de transportes;
• Logística reversa (reciclagem e devolução).

2.1.1 Direta

A Distribuição Direta a partir da indústria tende a se verificar com produtos de alto custo adicionado, sobretudo se os volumes são elevados e há proximidade com ovarejo (Bowersox e Closs, 1996). O alto custo adicionado também pode inibir intermediários interessados em manter estoques, levando a indústria à Distribuição Direta ao consumidor final (Ballou, 1993).

2.1.2 Escalonada

A Distribuição Escalonada implica maiores níveis de estoque para a indústria, sendo preferível quando os produtos são de baixo custo adicionado e existe a possibilidade deconsolidar o transporte entre a indústria e o centro de distribuição (Ballou, 1993).

2.2 Tipos de Transportes Logísticos (Características/Vantagens/Desvantagens)

O transporte consiste na movimentação dos bens dos vendedores para os compradores. Os principais meios de transportes são: rodoviário, ferroviário, aéreo, dutoviário e aquaviário (fluvial e marítimo – através da cabotagem, que é anavegação entre dois portos da costa de um mesmo país ou entre um porto costeiro e um fluvial). Para a escolha de um ou mais desses meios, é necessário levar em consideração não apenas o fator custo, mas também a velocidade e flexibilidade de cada um deles, bem como a demanda e variedade de produtos. (BALLOU, 1993)
O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico em grandeparte das organizações, sendo que os fretes costumam absorver cerca de dois terços dos gastos logísticos. Desta forma, a administração de transportes ou de tráfego torna-se fundamental para a eficiência da atividade logística, sendo que sua principal responsabilidade é garantir que as operações diárias de transporte sejam executadas eficientemente (BALLOU, 1993).
O transporte é um dos fatores-chaveem uma cadeia de suprimentos. Assim como outros fatores, o transporte exerce grande influência tanto na responsividade, quanto na eficiência. O tipo de transporte adotado afeta, também, os estoques e a localização das instalações na cadeia de suprimentos (CHOPRA; MEINDI, 2003).
O transporte pode representar uma estratégia competitiva para uma empresa. Se os clientes de uma empresa demandam um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeias de suprimentos
  • Cadeia de Suprimentos
  • cadeia de suprimentos
  • cadeia de suprimentos
  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeia de Suprimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!