Passarela

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
PASSARELAS SUSTENTAVEIS

Alexandre Cardozo, Diego Antunes, Luiz Rodrigues, Luiza Chemmés, Mayson Fernandes, Ubirajara
Viviane Rocha
Matutino, Segundo semestre
1. JUSTIFICATIVA: A construção de uma passarela nas vias traz grandes benefícios para o trânsito. Entre estas, a redução do tempo dos pedestres para realizar a travessia das vias, devido a possível substituiçãodos semáforos para pedestre pela passarela, e consequentemente favorecendo os motoristas, que também diminuirão o tempo de viagem por não precisarem para nas sinaleiras. A passarela possibilita uma rota alternativa para os pedestres, diminuindo o risco destes ao atravessarem a rua, e reduzindo o numero de acidentes.
  Esse projeto tem o proposito de uma cobertura contendo materiais sustentáveis e recicláveis  como placassolares e telhas constituídas de tubos de pasta de dente, visando reaproveitar substancias já utilizadas e diminuir o impacto ambiental. 

2. OBJETIVOS: O trânsito das grandes cidades brasileiras esta cada vez mais caótico, engenheiros de trafico e governantes procuram diversas soluções para desafogar o trânsito. Porem as possibilidades de soluções limitam-se a duas alternativas, faze-los acimaou abaixo das vias. Tendo como escolha acima das vias, por representar uma alternativa mais viável economicamente. Sendo assim a construção de uma passarela representa a melhor escolha para resolver os problemas cotidianos da população da área.
A implantação de uma passarela ameniza os congestionamentos, os quais a população esta submetida. Através da construção desta se reduz o tempo deviagem dos condutores, pois diminuirá a quantidade de semáforos e faixas de pedestres. Alem disso os pedestres terão mais segurança as atravessar a rua, por não terem que se submeter a cruzar na frentes dos veículos, assim diminuindo o índice de acidentes.
A passarela proposta nesse projeto contem telhas ecológicas, já que, apesar de seu custo três vezes mais caro que as telhas convencionais, ascobranças e preocupações com o meio ambiente são altas e a utilização dessas telhas reduz o impacto sobre o mesmo. Alem desses benefícios essas telhas diminuem de 30% a 40% do calor, por isolar acústica e termicamente, abaixando a sensação térmica durante o verão. Tais telhas são constituídas de 75% de plastico e 25% de alumínio, presentes nos tubos de pasta de dente. Ambos esses materiais levamcerca de 100 a 500 anos para se degradar, e são utilizados cerca de 700 tubos na fabricação de uma telha de 2 metros. Apesar de flexível essa telha possui um alto desempenho e suporta até 200 quilos, permitindo a instalação de placas solares acima dela.
A ideia de utilizar a energia solar é devido a grande necessidade de implantar fontes de energia renováveis, que apesar de apresentarem um elevadocusto quando comparada a outras fontes, é um recurso energético limpo, o qual não degrada o meio ambiente e é inesgotável. O brasil possui um clica favorecido para se obter energia elétrica através da radiação solar, apesar dos três principais equipamentos, sendo eles o painel fotovoltaico, o inversor de linhas e as estruturas mecânicas de sustentação serem importados, e possuírem um alto custo deinstalação ainda é uma medida viável para fornecer energia a própria passarela e e a iluminação das vias próximas a ela.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:

4 MATERIAIS E REAGENTES:
Tubulão a céu aberto diâmetro externo = 1 .00m
Concreto estrutural- fck= 25.0 Mpa- cont. raiz uso ger. Conf. E lanç.
Concreto estrutural – fck-20.0 Mpa - cont. raiz uso ger. Conf. E lanç.
Confecção e lançamentoconcreto magro em betoneira AC/BC
Gradil - Fornecimento e assentamento de gradil referência Nylonfor 3D, Belgo Bekaert, composto por painéis e postes galvanizados (2 postes por módulo), revestidos em poliéster através de pintura eletrostática fixado com parafusos, módulos (2,50 x 1,03) me
Steel Deck MF-50
Escavação para alargamento de base tubulão
Forma comum de madeira
Forma plana...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Passarela do iguatemi
  • Cobertura da Passarela
  • Passarela de madeira
  • Projeto Passarela
  • Passarela entre prédios
  • Passarelas rampas e escadas
  • Escadas, rampas e passarelas
  • Escadas, rampas e passarelas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!